"Vice" do grupo municipal de Rui Moreira demite-se

"Vice" do grupo municipal de Rui Moreira demite-se
| Porto
Porto Canal

A vice-presidente do grupo municipal do movimento de Rui Moreira apresentou a demissão nesta quinta-feira. O pedido foi aceite de imediato.

Na passada quarta-feira, fonte próxima do movimento independente avançou ao Porto Canal que havia um clima de “mau estar terrível” e que a saída de Fátima Ferreira da Silva estava em cima da mesa. Esta sexta-feira, o cenário de demissão confirmou-se.

Contactado pelo Porto Canal, Raúl Almeida, líder do grupo municipal de Rui Moreira na Assembleia Municipal do Porto, fez saber que recebeu o pedido de demissão de Fátima Ferreira da Silva na noite desta quinta-feira e que o aceitou de imediato, por considerar que a vice-presidente da bancada “não reúne condições políticas para continuar." Em causa está a intervenção na última reunião da Assembleia Municipal da também vogal do executivo da Junta de Freguesia de Massarelos e Lordelo do Ouro.

Durante o período dedicado à apreciação da atividade do município, na última reunião da Assembleia Municipal, Fátima Ferreira da Silva referiu-se ao "ambiente de insegurança que se vive” com o consumo de substancias ilícitas nas imediações do jardim do Fluvial. “Não temos tido reações dos moradores, mas o ambiente que se vive está cada vez mais pesado em termos de segurança“, disse a eleita, dando, como exemplo, o elevado número de tendas de campismo, “relatos de crianças que são abordadas” por toxicodependentes, “assaltos à luz do dia” e vários “dejetos de seringas”. Em resposta à deputada do grupo municipal que lidera, Rui Moreira salientou que as questões de proteção e segurança não dependem da Câmara, mas do Ministério da Administração Interna e da Polícia da Segurança Pública (PSP). “O presidente da câmara tem tomado uma posição de grande exigência relativamente ao Ministério da Administração Interna (…) Nesta matéria, não me pesa nada a consciência.”

Rui Moreira acusou ainda a deputada do movimento independente de fazer “pura demagogia” e de não apreciar “pura demagogia” no seu movimento.

O movimento independente nomeou Patrícia Rapazote, deputada municipal e Presidente de Junta de Freguesia de Ramalde, para substituir Fátima Ferreira da Silva, que deverá continuar como deputada municipal.

Afastamento da Iniciativa Liberal

Candidata pelo movimento independente de Rui Moreira nas últimas eleições autárquicas de 2021, Fátima Ferreira da Silva é também membro da Iniciativa Liberal. Fonte da autarquia portuense fala de um "afastamento" entre o movimento de Rui Moreira e o partido.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Derrame de combustível 'entope' Avenida AEP em hora de ponta

Um veículo pesado derramou combustível na Avenida AEP, no sentido Matosinhos-Porto, ao início da tarde desta quinta-feira, o que levou ao corte das três faixas de rodagem para a li, confirmou ao Porto Canal os Bombeiros Sapadores do Porto.