Ministro disponível para ir à AR mas diz que debate sobre maternidades deve primeiro ser técnico

Ministro disponível para ir à AR mas diz que debate sobre maternidades deve primeiro ser técnico
| Política
Porto Canal/ Agências

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse esta quarta-feira estar “completamente disponível” para comparecer na Assembleia da República (AR), mas considerou mais útil um debate sobre as maternidades primeiro no plano técnico e só depois político.

“Estou completamente disponível para comparecer na AR sempre que os senhores deputados entenderam que eu o deva fazer”, disse, lembrando que já foi parlamentar e que conhece bem o funcionamento da AR.

Manuel Pizarro falava aos jornalistas em Lisboa, depois de participar numa conferencia sobre envelhecimento promovida pela União das Misericórdias Portuguesas.

Nesta quarta-feira, na comissão parlamentar de Saúde, o PS chumbou um requerimento do Bloco de Esquerda para audição do ministro da Saúde sobre o encerramento de maternidades e urgências.

Questionado pelos jornalistas o ministro disse que o que lhe explicaram foi que o que mereceu o voto contra do PS foi o tema da audição ser o eventual encerramento de maternidades.

“Eu de facto acho que é mais útil que esse debate se faça no plano politica depois de ser feito no plano técnico”, disse o responsável, acrescentando: “Todos concordaremos que é melhor que as decisões políticas sejam tomadas com rigorosa e sustentada opinião técnica”.

Manuel Pizarro considerou por isso que “os deputados do PS fizeram bem” (em chumbar a audição), porque o debate será mais útil depois de uma opinião técnica.

“Mas não se transforme isto num assunto. Porque eu tenho prazer em fazer este debate muito importante”, disse.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.