Protestos no Irão continuam na 12ª noite consecutiva

Protestos no Irão continuam na 12ª noite consecutiva
| Mundo
Porto Canal

Esta terça-feira os iranianos voltaram a sair às ruas em protesto contra a morte da jovem Mahsa Amini. O governo iraniano tem marcado uma posição firme contra os manifestantes mesmo com os vários apelos internacionais para terminar com o usa da força.

A agência de notícias iraniana Fars anunciou esta terça-feira que aproximadamente já morreram 60 pessoas desde o inicio das manifestações.

A organização não-governamental Iran Human Rights afirma que até segunda-feira tinha sido registado "pelo menos 76 mortos", incluindo "seis mulheres e quatro crianças". Segundo o jornal Irna, nos conflitos já morreram 10 policiais

As manifestações por Mahsa Amini que morreu no hospital, três dias depois de ser presa violar um código de vestuário rígido para mulheres têm vindo a dificultar-se. Os ativistas têm alertado que com o bloqueio das ligações à Internet, por parte das autoridades, é cada vez mais difícil transmitir imagens dos acontecimentos.

Vários são os vídeos que têm surgido de mulheres iranianas a tirar o lenço em forma de protesto.

As autoridades iranianas afirmam que esta terça-feira detiveram desde o início do conflito mais de 1.200 pessoas, a maioria no norte do Irão.

Países ocidentais, a ONU e ONG internacionais têm pedido ao Irão para que termine com a repressão.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.