França disponível para "revisitar" interligações ibéricas de energia

França disponível para "revisitar" interligações ibéricas de energia
| Política
Porto Canal/ Agências

O secretário de Estado português dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, obteve esta terça-feira da sua homóloga gaulesa disponibilidade para "revisitar" a questão das interligações ibéricas de energia, em encontro até ao final do ano com Portugal e Espanha.

"Tivemos uma discussão muito detalhada, em particular sobre o tema das interconexões de energia entre Portugal, Espanha e o resto da Europa, designadamente as ligações entre a Península Ibérica e França tanto na eletricidade como no gás", declarou Tiago Antunes aos jornalistas em Paris, após um encontro em Paris com a sua homóloga, Laurence Boone.

"A minha homóloga exprimiu a disponibilidade para, em função dos argumentos portugueses, mas também de Espanha e da Alemanha, revisitar a questão com um novo olhar", adiantou.

O encontro com Laurence Boone decorreu esta manhã no Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, com o governante português a dar os argumentos de Portugal para a construção do gasoduto que ligaria Portugal e Espanha ao 'coração' da Europa, especialmente a dupla utilização desta estrutura para o gás natural e para o hidrogénio, refletindo a recente "aposta no hidrogénio".

"Não se considerava [anteriormente] este gasoduto em efeitos de hidrogénio, apenas gás natural, e dizemos agora que ele deve ser preparado para o futuro da energia na União Europeia, que é o hidrogénio, assim o diz a Comissão Europeia", indicou.

Este plano já recebeu também o apoio da Alemanha, nomeadamente do chanceler Olaf Scholz.

No entanto, tanto o Presidente francês Emmanuel Macron como o ministro da Economia e das Finanças, Bruno Le Marie, já disseram que para a França este investimento não é prioritário.

O secretário de Estado português diz que agora "há trabalho técnico a fazer", com reuniões técnicas entre os três países a realizarem-se nos próximos meses e uma reunião entre os secretários de Estados dos Assuntos Europeus dos três países até ao fim do ano para afinar posições.

"Até ao final do ano, reuniremos também a nível político entre Portugal, Espanha e França para voltar a discutir", detalhou o governante.

Para Tiago Antunes, o plano A continua a ser uma ligação com França, mas o Governo português começa a considerar "outras hipóteses" com uma ligação direta entre Espanha e Itália, sendo uma opção "mais recente" e que tem de "ser estudada".

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".