Saúde no trabalho: Ansiedade, depressão e discriminação preocupam OMS

Saúde no trabalho: Ansiedade, depressão e discriminação preocupam OMS
| Mundo
Porto Canal

Organização lança duas publicações com vista a promover a saúde mental no trabalho e prevenir queixas dos trabalhadores. Formação das chefias é uma das principais medidas sugeridas.

A Organização Mundial de Saúde e Organização Internacional do Trabalho alertam para a importância da saúde mental no trabalho: "Estima-se que 12 biliões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido a depressão e ansiedade que custam à economia global quase um trilião de dólares", pode ler-se num comunicado enviado à comunicação social.

Nesse sentido, são lançadas, esta quarta-feira, duas publicações para mostrar essa preocupação: "Diretrizes da OMS para a saúde mental no trabalho" e "Resumo de Políticas da OMS/OIT".

O primeiro traz recomendações de medidas para combater os riscos para a saúde mental, como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que geram angústia no trabalho.

A OMS recomenda a formação das chefias, para aumentar a capacidade de prevenir ambientes de trabalho stressantes e responder às necessidades dos trabalhadores.

O Relatório Mundial de Saúde Mental, publicado em junho deste ano, mostrou que de "um bilião de pessoas vivendo com transtorno mental em 2019, 15% dos adultos em idade ativa experimentou um transtorno mental", diz a OMS. "Bullying e violência psicológica (também conhecida como "mobbing") é uma queixa principal de assédio no local de trabalho que tem um impacto negativo na saúde mental", acrescenta.

O segundo contém orientações em termos de estratégias práticas para governos, empregadores e trabalhadores, nos setores público e privado. O objetivo é a prevenção de riscos para a saúde mental, bem como apoiar pessoas com problemas dessa ordem, para que possam participar e prosperar no mundo do trabalho.

De acordo com o comunicado, o Atlas de Saúde Mental da OMS revelou que apenas 35% dos países relataram ter programas nacionais para a promoção e prevenção da saúde mental relacionada ao trabalho.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.