Ministério ordena investigação ao caso de estudante favorecido para entrar em Medicina na Católica

Ministério ordena investigação ao caso de estudante favorecido para entrar em Medicina na Católica
| País
Porto Canal

Contactado pelo Porto Canal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que a admissão do aluno em Medicina, na Universidade Católica, por ser “descendente de beneméritos” da Instituição, está sob alçada da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que irá apurar a "legalidade da situação identificada". 

A resposta do Ministério liderado por Elvira Fortunato surge na sequência de uma notícia avançada, em primeira-mão pelo Porto Canal e de uma publicação que começou a circular nas redes sociais, na segunda-feira, que revelava que um aluno entrou no mestrado integrado em Medicina, na Universidade Católica, através do contingente para “descendentes em linha reta de beneméritos insignes da Universidade”.

O estudante foi admitido com uma nota de candidatura de 15,81 valores, abaixo dos 16,89 valores do último colocado através do concurso geral, bem como da média de 19 dos 20 candidatos com admissão condicionada.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirma agora que “logo que foi conhecida a situação de ingresso em medicina na Universidade Católica de um estudante ao abrigo de uma quota especial para "Descendentes em linha reta de Beneméritos Insignes da Universidade" foi, de imediato, solicitada a intervenção da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC)", que iniciou já "o desenvolvimento das ações necessárias para a verificação da legalidade da situação identificada". 

Resposta da Instituição 

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) já confirmou a informação e acrescenta que o aluno admitido para o ano letivo 2022/2023 foi o único candidato no âmbito desse contingente.

No caso dos descendentes de beneméritos insignes da Universidade, a UCP esclarece que se trata de um título atribuído pelo Conselho Superior da UCP a pessoas ou entidades que tenham prestado “significativo apoio ou serviço”, havendo atualmente duas entidades beneméritas, mas não identifica quais.

Por outro lado, os alunos, que podem candidatar-se apenas enquanto a pessoa com o título de benemérito for viva, devem cumprir todos os critérios mínimos de elegibilidade para admissão.

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.