"Sim" em referendos à anexação à Rússia lidera com 97%. NATO fala em "violação do direito internacional"

 

 

"Sim" em referendos à anexação à Rússia lidera com 97%. NATO fala em "violação do direito internacional"
 
 
| Mundo
Porto Canal

A imprensa russa está a avançar que mais de 97% dos votantes disseram sim à adesão à Rússia, nos referendos que decorreram entre 23 e 27 de setembro nos territórios ucranianos ocupados pelas tropas de Moscovo. 

De acordo com a agência de notícias, Ria Novosti, mais de 97% dos votantes disseram sim à adesão à Federação Russa, isto ainda com menos de um quarto dos votos contabilizados.

Na autoproclamada República Popular de Donetsk, onde foram apurados 20,64% dos votos, 98,27% dos eleitores manifestaram-se a favor da integração na Rússia.

No que diz respeito a Lugansk, onde 21,11% dos votos já foram contabilizados, 97,93% votaram favoravelmente. Na região de Zaporíjia foram 98,19% os votos favoráveis à entrada na Rússia, e na região de Kherson 97,63% votaram sim, sendo que 27% dos votos já estarão contados.

Referendos são uma "flagrante violação da lei internacional"

No Twitter, o responsável diz que, numa conversa com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deixou claro que o apoio da NATO à defesa da Ucrânia é "inabalável. Na mesma publicação, considera que os referendos da Rússia não são legítimos. Afirma ainda que são uma "violação flagrante do direito internacional".

 

 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.