Câmara de Valongo vai contrair empréstimo de 1,8ME para acabar Oficina do Brinquedo

Câmara de Valongo vai contrair empréstimo de 1,8ME para acabar Oficina do Brinquedo
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Valongo aprovou terça-feira, com a abstenção do PSD, contrair um empréstimo de médio/longo prazo até ao montante de 1.850.934,28 euros para a construção da Oficina do Brinquedo Tradicional Português, indicou o município de maioria socialista.

A Oficina do Brinquedo Tradicional Português tem um custo total de quatro milhões de euros e uma comparticipação comunitária de dois milhões de euros, no âmbito do Programa Norte 2020.

O montante referido na proposta aprovada, a que a Lusa teve acesso, “é o correspondente ao financiamento da contrapartida nacional de investimento (elegível e não elegível)”.

Ainda segundo o documento aprovado, o empréstimo terá um prazo de “15 anos, contados a partir da perfeição e eficácia do contrato” e apresenta “juros totais de 266.030,41 euros”.

A obra, que teve início em maio de 2021, tem um prazo de execução de 540 dias.

Segundo o município do distrito do Porto, a obra tem como objetivo "dar a conhecer um aspeto singular da cultura tradicional concelhia - o brinquedo - nas suas diferentes facetas em termos de materiais, desde a pasta de papel ao plástico.

A criação da Oficina "visa congregar a vontade dos artesãos, dos valonguenses e do poder local autárquico, traduzindo um sonho muito antigo da população local, com a necessidade de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural concelhia", sustenta a autarquia.

A futura oficina inspira-se nas formas geométricas e incluirá “uma galeria, bem como uma sala multiúsos, e a envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, ‘workshops’, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais”, descreveu a nota de imprensa à data da sua apresentação.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.