Câmara de Valongo vai contrair empréstimo de 1,8ME para acabar Oficina do Brinquedo

Câmara de Valongo vai contrair empréstimo de 1,8ME para acabar Oficina do Brinquedo
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Valongo aprovou terça-feira, com a abstenção do PSD, contrair um empréstimo de médio/longo prazo até ao montante de 1.850.934,28 euros para a construção da Oficina do Brinquedo Tradicional Português, indicou o município de maioria socialista.

A Oficina do Brinquedo Tradicional Português tem um custo total de quatro milhões de euros e uma comparticipação comunitária de dois milhões de euros, no âmbito do Programa Norte 2020.

O montante referido na proposta aprovada, a que a Lusa teve acesso, “é o correspondente ao financiamento da contrapartida nacional de investimento (elegível e não elegível)”.

Ainda segundo o documento aprovado, o empréstimo terá um prazo de “15 anos, contados a partir da perfeição e eficácia do contrato” e apresenta “juros totais de 266.030,41 euros”.

A obra, que teve início em maio de 2021, tem um prazo de execução de 540 dias.

Segundo o município do distrito do Porto, a obra tem como objetivo "dar a conhecer um aspeto singular da cultura tradicional concelhia - o brinquedo - nas suas diferentes facetas em termos de materiais, desde a pasta de papel ao plástico.

A criação da Oficina "visa congregar a vontade dos artesãos, dos valonguenses e do poder local autárquico, traduzindo um sonho muito antigo da população local, com a necessidade de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural concelhia", sustenta a autarquia.

A futura oficina inspira-se nas formas geométricas e incluirá “uma galeria, bem como uma sala multiúsos, e a envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, ‘workshops’, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais”, descreveu a nota de imprensa à data da sua apresentação.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.