Notícia Porto Canal. Pedro Moreira é o novo presidente da CP

| País
Henrique Ferreira

Pedro Moreira, presidente interino da CP desde outubro de 2021, vai assumir oficialmente a presidência da transportadora. Fonte próxima do processo avançou ao Porto Canal que o nome do engenheiro de 47 anos já foi aprovado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública. A nomeção foi entretanto confirmada pelo Ministério das Infraestruturas. A publicação em Diário da República está prevista para esta quarta-feira. 

Ao Porto Canal, fonte próxima do Conselho de Administração (CA) da CP, tinha também avançado os restantes nomes que vão integrar o organismo. Isabel Ribeiro será vice-presidente e Joaquim Guerra, ex-chefe de gabinete dos administradores Carlos Nogueira e Nuno Freitas, entra para assumir o cargo de Vogal. Ana Malhó e Pedro Ribeiro vêm os seus mandatos renovados como vogais, tal como confirma o comunicado enviado esta terça-feira pelo Governo. 

De aprendiz em Guifões a presidente da transportadora pública ferroviária

Pedro Moreira assumiu a presidência interina da CP no final de setembro de 2021, na sequência da demissão de Nuno Freitas. Era, desde 2019, vice-presidente da empresa.

Tal como o antecessor, o novo líder da CP construiu a carreira a partir das oficinas de manutenção ferroviária. Filho de maquinista, começou o seu percurso com apenas 15 anos na escola de Guifões. De aprendiz passou a eletricista e quem o conhece diz que “era o melhor da equipa”. Mais tarde iniciou o curso de engenharia eletrotécnica de computadores, em regime noturno e começou a trabalhar nas oficinas de alta velocidade.

Em 2009, assumiu a gestão operacional dos comboios alfa pendulares e em 2013 tornou-se diretor da Unidade de Manutenção de Alta Velocidade da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, cargo que ocupou até 2019.

Fonte próxima de Pedro Moreira diz que é conhecido por ser “ultrafocado no trabalho”, sendo considerado, por quase toda a gente, o engenheiro “tecnicamente mais capaz da CP”. O engenheiro de 47 anos é natural de Mesão Frio, no distrito de Vila Real.

Atualizado 27-09-2022 15:31

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).