Xylella Fastidiosa detetada em nove locais na Área Metropolitana do Porto

| País
Porto Canal / Agências

A bactéria 'Xylella Fastidiosa' foi detetada em mais nove locais na Área Metropolitana do Porto, sobretudo em citrinos, tendo sido alargada a área demarcada, revelou hoje a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

"Em resultado da confirmação da presença da bactéria 'Xylella Fastidiosa' em nove novos locais, nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Porto e Espinho, a DGAV [Direção-Geral de Alimentação e Veterinária] procedeu à atualização da zona demarcada da área metropolitana do Porto", apontou, em comunicado, a CAP.

Neste sentido, foram adotadas medidas fitossanitárias, como a destruição, após um tratamento "contra a população de potenciais insetos vetores", dos vegetais abrangidos.

Até ao momento foram identificadas 60 plantas infetadas de espécies como 'acacia longifólia', 'citrus limon' e 'citrus reticulata blanco'.

A identificação da subespécie da bactéria nas amostras retiradas dos citrinos ainda está em confirmação.

Em causa está uma bactéria transmitida pelo inseto 'Philaenus spumarius' (vulgarmente conhecido como cigarrinha-da-espuma), que se alimenta do xilema das plantas e cujo ciclo se inicia na primavera.

A bactéria afeta um elevado número de espécies de plantas ornamentais e também espécies de culturas como a oliveira, a amendoeira, a videira ou a figueira.

Em 18 de janeiro de 2019, Portugal informou oficialmente a Comissão Europeia da presença da bactéria 'Xylella fastidiosa' em plantas de lavanda no jardim de um 'zoo' em Vila Nova de Gaia, no Porto, conforme disse à Lusa, na altura, uma fonte comunitária.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).