Novo balanço aponta para oito mortos à passagem de tufão no norte das Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pelo menos oito pessoas morreram e três continuam desaparecidas nas Filipinas, depois da passagem do tufão Noru, que se dirige agora para o Vietname e o Camboja, disseram hoje autoridades locais.

O anterior balanço apontava para a morte de cinco pessoas, socorristas, no norte das Filipinas.

O tufão causou inundações e cortes de energia, e obrigou à suspensão das aulas e ao encerramento de serviços públicos, na segunda-feira.

Só em Quezon, mais de 17 mil pessoas foram transferidas de comunidades de alto risco propensas a inundações e deslizamentos de terra para abrigos de emergência.

Mais de três mil pessoas foram retiradas das casas na região metropolitana de Manila.

Cerca de 20 tempestades e tufões atingem em média as Filipinas todos os anos.

O arquipélago também fica no chamado "anel de fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica, onde são registados milhares de sismos por ano, na maioria de magnitude fraca a moderada, e com mais de uma centena de vulcões ativa, o que torna as Filipinas numa das nações do mundo mais propensas a desastres naturais.

Em 2013, o tufão Haiyan, um dos mais fortes ciclones tropicais registados no mundo, causou mais de 7.300 mortos e desaparecidos no centro do país, e obrigou mais de cinco milhões de pessoas a abandonar as casas

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.