NASA envia nave para alterar trajeto de asteroide

NASA envia nave para alterar trajeto de asteroide
| Mundo
Porto Canal

A NASA, agência espacial norte-americana, vai enviar a sua nave DART numa missão para colidir com um asteróide, no primeiro teste de uma técnica que pode um dia ser necessária para desviar um objeto espacial que ameace colidir com a Terra.

A missão, denominada Double Asteroid Redirection Test (Dart), que em português se pode traduzir como “Teste de Redireccionamento de Asteroide Duplo”, acontece esta terça-feira, quando o relógio em Portugal, marcar 14 minutos depois da meia-noite.

A sonda será disparada a 25000 km/h contra um asteroide para perceber se consegue mudar o rumo que este está a seguir.

O teste vai ser feito agora contra o asteroide Dimorphos, que faz parte de um sistema binário com o asteroide maior Didymos e nenhum dos dois representa qualquer ameaça de colisão atualmente.

Ao ser atingido propositadamente, a NASA espera impulsioná-lo para uma órbita menor, reduzindo em alguns minutos o tempo necessário para alterar a sua órbita em torno de Didymos, um outro asteroide de maiores dimensões.

A agência pretende usar telescópios em Terra e no espaço para monitorizar a trajetória do Didymos e perceber qual o impacto de uma nave embater a velocidades extremamente elevadas tem na rota e velocidade do asteroide.

Lindley Johnson, da NASA, explica que “esta demonstração é extremamente importante para o nosso futuro aqui na Terra”.

"Dart é a primeira missão de teste de defesa planetária a demonstrar a corrida de uma nave espacial a um asteroide para mover a posição desse asteroide tão ligeiramente no espaço", explicou Nancy Chabot do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, que lidera esta missão.

 

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.