Portugal estuda cooperação académica com Stanford em matéria ambiental

Portugal estuda cooperação académica com Stanford em matéria ambiental
| País
Porto Canal/ Agências

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira que Portugal está a estudar um quadro de cooperação académica com a nova Faculdade de Sustentabilidade da Universidade de Stanford, na Califórnia.

"Estamos a estudar a hipótese de um quadro que permita desenvolver um relacionamento, desde logo, entre jovens, para estudantes portugueses virem cá", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, à chegada ao campus da Universidade de Stanford, em Palo Alto, no condado de Santa Clara.

O chefe de Estado, que falava aos jornalistas antes de participar num seminário na recém-criada Faculdade de Sustentabilidade da Universidade de Stanford, referiu que as autoridades portuguesas têm "estado a falar" com esta instituição.

"É das escolas mais avançadas do ponto de vista ambiental, ecológico e do ponto de vista de aposta no futuro, e fazer aqui um investimento é fundamental", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.

Questionado se está a ser preparada uma parceria com alguma instituição universitária portuguesa em particular, respondeu: "Veremos se não é possível haver um esquema ou com uma ou com várias, e isso vai ser estudado, porque isto é uma oportunidade única".

"Estamos aqui numa grande universidade, num sítio que é muito simbólico, Silicon Valley, uma das mais prestigiadas do mundo, e numa escola virada para o futuro, de sustentabilidade", realçou o Presidente da República, enquanto caminhava no campus, para participar num seminário sobre "Soluções para um futuro sustentável em Portugal e na Califórnia".

+ notícias: País

Relatório sobre abusos na Igreja será divulgado em fevereiro de 2023

O relatório da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa vai ser apresentado no próximo dia 16 de fevereiro, às 10h00, em Lisboa, adiantou o coordenador Pedro Strecht.

Madeira emite recomendações por previsões de forte precipitação

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira emitiu este sábado um conjunto de recomendações à população face às previsões meteorológicas previstas que colocam o arquipélago sob aviso laranja para precipitação forte.

35.295 euros apreendidos em operação de combate ao jogo ilícito pela ASAE

Nestas operações foram instaurados dois processos-crime por exploração de jogos sem autorização. Operações foram realizadas no concelho de Murtosa e Vale da Cambra.