Comissário da Economia insta novo governo italiano a cumprir acordo de Draghi

Comissário da Economia insta novo governo italiano a cumprir acordo de Draghi
| Mundo
Porto Canal/ Agências

O comissário europeu de Economia, Paolo Gentiloni, instou esta segunda-feira o futuro Gobierno italiano a respeitar o plano de recuperação acordado entre as autoridades comunitárias e o Executivo de Mario Draghi.

“O importante é avançar com os compromissos que se assumiram, em especial com o plano de recuperação, porque este é para todos os Estados-membros e especialmente para os que têm um alto nível de dívida”, declarou Gentiloni na comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

O comissário não quis avançar mais além deste comentário e evitou fazer considerações políticas.

A Itália é o terceiro maior beneficiário do fundo europeu de recuperação criado para ajudar as economias europeias depois da crise da pandemia do novo coronavirus e acelerar a transição ecológica e digital.

A economia italiana tem previsto receber 191,5 mil milhões de euros, dos quais 122,6 mil milhões em créditos e 68 mil milhões como transferências diretas não reembolsáveis.

O Executivo comunitário deu em agosto de 2021 a autorização ao primeiro desembolso a Itália, de 24,9 mil milhões de euros e está a agora a avaliar uma segunda transferência, de 21 mil milhões.

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.