Obras de 1,5 ME garantem acesso ao interior da Torre da Alfândega em Guimarães

Obras de 1,5 ME garantem acesso ao interior da Torre da Alfândega em Guimarães
| Norte
Porto Canal/ Agências

As obras de requalificação do edifício da Torre da Alfândega, em Guimarães, recomeçam esta semana, após terem sido suspensas por questões de segurança, anunciou esta segunda-feira o município.

Em comunicado, o município refere que, com a intervenção, que tem um prazo de execução de um ano, será possível “abrir caminho ao interior da muralha que outrora rodeou o centro histórico” da cidade, num investimento de 1,5 milhões de euros.

Segundo o município, as obras de requalificação do edifício iniciaram em 2020 e foram suspensas por questões de segurança, “depois de serem verificadas situações que não estavam visíveis aquando da elaboração do projeto de execução”.

Essas situações “colocavam em causa a estabilidade e segurança da torre”.

“Tratando-se de um monumento nacional, a Câmara Municipal, em conjunto com os autores do projeto, empreiteiro e técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte, procederam à reformulação do projeto de arquitetura”, acrescenta.

O projeto em execução promove a visualização e fruição interior da Torre da Alfândega, que contém a inscrição “Aqui Nasceu Portugal”.

Garante a acessibilidade ao interior da torre até ao último piso (terraço), do qual se detém a vista sobre a Alameda, Toural, Rua do Anjo, Castelo, Paço dos Duques, Palácio Vila Flor e restante edificado envolvente.

“Nesse sentido, a torre terá uma utilização pública destinada a núcleo expositivo/interpretativo da muralha e suas torres defensivas”, lê-se ainda no comunicado.

Será colocado um ascensor panorâmico que permitirá a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.