Visitas virtuais revelam espaços emblemáticos da Universidade de Coimbra

Visitas virtuais revelam espaços emblemáticos da Universidade de Coimbra
| Norte
Porto Canal / Agências

Os espaços mais emblemáticos da Universidade de Coimbra (UC) estão a partir desta segunda-feira à distância de um clique, através de uma plataforma digital que permite fazer visitas virtuais com audioguias em nove línguas, incluindo a Língua Gestual Portuguesa.

“Estamos a caminhar para a construção de um edifício digital”, sublinhou o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, durante a apresentação do UC Space of Knowledge.

UC Space of Knowledge é um modulo integrado na aplicação UC One, que se encontra disponível na Apple Store e Play Store a partir de hoje e que permite visitar virtualmente o património da Universidade de Coimbra, integrado desde 2013 na lista de locais reconhecidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

“Tem uma componente lúdica e vai continuar a evoluir”, indicou o reitor da Universidade de Coimbra.

A cerimónia de apresentação desta plataforma, que decorreu na Biblioteca Joanina, em Coimbra, contou com a presença do presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que evidenciou a importância da Universidade de Coimbra enquanto âncora de atratividade da região Centro.

Sobre a nova plataforma, Pedro Machado considerou que vai permitir fruir um vasto património, que não está todos os dias acessível para visita.

“É um fortíssimo aliado para podermos aumentar a estada dos nossos turistas, permite ancorar a visita durante mais tempo. É também uma oportunidade para que a região possa ser conhecida a partir desta âncora que é a Universidade” acrescentou.

De acordo com o diretor técnico da UC Framework, Valentim Branquinho, trata-se de uma aplicação criada para inovar, de forma simples e clara.

“É uma aplicação inclusiva, responsável e adaptada ao público que nos procura. Uma aplicação digna do imenso património da Universidade de Coimbra”, sustentou.

O UC Space of Knowledge disponibiliza audioguias em nove línguas, incluindo a Língua Gestual Portuguesa, com possibilidade de transcrição e legendas para uma experiência mais inclusiva.

Disponibiliza também aos utilizadores um ‘slideshow’ de imagens exclusivas dos vários espaços da Universidade de Coimbra.

Além de ser uma mais-valia para os turistas enriquecerem as suas visitas, esta inovação da Universidade de Coimbra é também “útil para quem pretende planear visitar estes locais, pois permite uma primeira exploração virtual e uma maior preparação do roteiro turístico que se pretende efetuar”.

Atualmente, este mundo virtual disponibiliza seis coleções de ficheiros sobre locais a visitar, com diferentes rotas turísticas, nomeadamente Capela de São Miguel, Rua Larga, Pátio das Escolas, Jardim Botânico e o Aqueduto de S. Sebastião, Palácio Real e a Biblioteca Joanina e Prisão Académica.

De acordo com Valentim Branquinho, as coleções podem ser descarregadas e utilizadas posteriormente ‘offline’, de forma que os visitantes possam aceder aos conteúdos mesmo sem acesso à internet no momento da visita.

O UC Space of Knowledge estará acessível na Bilheteira do Núcleo de Turismo (localizada no Colégio de Jesus), assim como nos próprios locais emblemáticos da UC, onde os visitantes poderão descarregar a aplicação através de um QR Code.

Depois da sua instalação, o utilizador tem apenas de escolher um avatar para o representar no mundo virtual e dar início à aventura pelo património da Universidade de Coimbra.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.