Sérgio Humberto eleito presidente da distrital do PSD do Porto

| Porto
Porto Canal / Agências

O social-democrata Sérgio Humberto foi este sábado eleito presidente da distrital do Porto do PSD, com 95% dos votos, e apontou vencer as autárquicas no distrito como objetivo, prometendo "pegar em temas que estão esquecidos".

Em declarações à Lusa, o também presidente da Câmara Municipal da Trofa referiu como metas "aumentar o número de militantes ativos" e "envolver a sociedade civil" na vida do partido.

Sérgio Humberto reafirmou ser "um regionalista convicto", mas disse "estar solidário" com o líder do PSD, Luís Montenegro, e que 2024 "não é o momento para avançar" com o referendo à regionalização.

"Obviamente que eu tenho a consciência que tenho de ser solidário com o líder do partido, que diz que 2024 não é um momento para a regionalização, porque nós vamos entrar numa crise social, ela já está aí, portanto, e não podemos ocultar que continuarei sempre a lutar pela regionalização", garantiu.

Quanto a objetivos nas próximas autárquicas, referiu: "O primeiro objetivo é ganhar mais câmaras, mais juntas de freguesia, mais assembleias municipais, depois aumentar o número de militantes ativos e envolver a sociedade civil".

O autarca garantiu ainda que vai "pegar em temas que estão esquecidos há muito tempo", dando exemplos: "O Eixo Atlântico, as relações com a Galiza, como é o não exemplo do Infarmed, TAP e assuntos que ainda não foram falados, como por exemplo o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que precisa de obras, e porque não falar de um novo aeroporto nesta região".

O sucessor de Alberto Machado à frente da distrital, que também este sábado foi eleito presidente da concelhia do PSD do Porto, quer também que o distrito tenha "um lugar de destaque" no desenvolvimento do país.

"Não podemos esquecer que a Distrital do Porto tem cerca de dois milhões de habitantes e que é um território altamente produtivo e, portanto, muitas vezes não é compensado pelo Estado Central, que só vê Lisboa", referiu.

A lista de Sérgio Humberto era a única a votos.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).