Museu da Cidade está de regresso ao Porto para ampliar o espírito romântico

Museu da Cidade está de regresso ao Porto para ampliar o espírito romântico
| Norte
Porto Canal

A nova temporada do Museu da Cidade volta a propor ciclos musicais que refletem diferentes momentos do espírito romântico.

De setembro a dezembro, o Museu da Cidade dá a ouvir compositores e intérpretes nacionais e internacionais de renome, apontando o jardim que envolve a Casa Marta Ortigão Sampaio e a Extensão do Romantismo como lugares centrais para apresentações deste movimento.

Este domingo, 25 de setembro, a Casa Marta Ortigão Sampaio acolhe o Ensemble de Professores da Escola de Música Guilhermina Suggia, num recital comentado que evocará os 100 anos da morte de Aurélia de Souza.

No mês de outubro, a Extensão do Romantismo, câmara de ressonância sonora do Museu da Cidade, comemorará Johannes Brahms, autor alemão canónico do período romântico. O ciclo Constelação Brahms, sob direção artística do maestro Osvaldo Ferreira e interpretação da Orquestra Filarmónica Portuguesa, apresentará cinco recitais e um concerto dedicados à obra de câmara mais significativa do compositor. Todos os sábados de outubro, às 17h30, mais de uma dezena de músicos apresentarão um repertório eclético, testemunho do estilo e poética diferenciadora do autor, em estreito diálogo com criações de outros compositores que marcaram o espírito romântico da sua época.

Ao longo do mês de novembro e nos primeiros quinze dias de dezembro, a Extensão do Romantismo retoma a programação desenhada pela pianista e investigadora Sofia Lourenço, com o ciclo “O Som e a Palavra aos Jovens Pianistas”.

Aos sábados às 17h30, o piano Franz Arnold, que pertenceu a Guilhermina Suggia desvelará seis solos de pianistas portugueses contemporâneos. As sessões serão seguidas de conversas abertas com os intérpretes.

As entradas dos recitais variam entre entrada gratuita e o preço de quatro euros e encontram-se disponíveis na bilheteira online do Museu da Cidade.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.