BES: BE quer ouvir ministra das Finanças com caráter de urgência

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jul (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) apresentou hoje um requerimento para ouvir com "caráter de urgência" a ministra das Finanças no parlamento sobre as nomeações recentes para o Banco Espírito Santo (BES).

O partido, diz o requerimento a que a agência Lusa teve acesso, questiona a "alteração da administração" do BES com a entrada de Vítor Bento (presidente executivo), João Moreira Rato (administrador financeiro) e Paulo Mota Pinto (presidente do conselho de administração).

"Sobre estas alterações, o primeiro-ministro valorizou os nomes indicados", diz o Bloco, que estranha a "omissão da ligação de Moreira Rato à Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, entidade responsável pela gestão da dívida pública e da qual é presidente".

"É incompreensível a serenidade e aceitação de Pedro Passos Coelho sobre a passagem de Moreira Rato de presidente do IGCP para o BES. Onde fica a defesa do interesse público?", interrogam os bloquistas, lembrando que o ainda presidente do IGCP "tem acesso a muita informação sensível sobre as contas públicas e a gestão da dívida pública".

Na missiva enviada pelo líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, ao presidente da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Eduardo Cabrita, o partido lembra que o BES "era considerado o banco do sistema" e é agora "o centro de uma teia de interesses e negócios que envolvem todo o Grupo Espírito Santo (GES)".

"As notícias vindas a público dão conta de diversas entidades do GES em falência técnica e da possibilidade de contágio ao BES. Aliás, a política de crédito do BES foi seguindo critérios pouco claros e aparentemente mais de favor entre interesses familiares do GES do que de racionalidade económica", reforça o BE.

Ao "abrigo das disposições regimentais e constitucionais", o Bloco requer agora, e "com caráter de urgência", a audição do ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, para falar sobre esta matéria.

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) anunciou no sábado que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do BES e João Moreira Rato para administrador financeiro, num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O ESFG aponta ainda o deputado social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional, Paulo Mota Pinto, para o cargo de presidente do Conselho de Administração.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.