Porto acolhe tarde de cultura urbana

Porto acolhe tarde de cultura urbana
porto.pt / Guilherme Costa Oliveira
| Porto
Porto Canal

O Quarteirão de Miguel Bombarda vai estar em festa neste sábado, 24 de setembro, numa edição especial que celebra os 15 anos das Inaugurações Simultâneas.

O quarteirão das artes recebe o quinto ciclo das Inaugurações Simultâneas em 2022. Entre as 16 e as 20 horas, haverá 14 novas exposições nas galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos, acompanhadas de animação de rua.

No 15.º aniversário das Inaugurações Simultâneas, a zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda vai acolher uma tarde de cultura urbana pensada para a cidade e pela cidade. No Largo da Maternidade Júlio Dinis, às 16 horas, há um concerto de Tomás Longo, com variações para vibrafone da obra “Soothing Sounds for Babies” do compositor Raymond Scott. Às 18 horas, o compositor Cândido Lima vai presentear os visitantes com uma hora de piano e de música eletroacústica, com improvisação, apresentação e comentários pelo próprio. Os dois concertos são programados pela Matéria Prima.

Nas zonas pedonais da Rua de Miguel Bombarda haverá uma Mostra de Criativos Bombarda, com curadoria de Artes em Partes (Marina Costa), numa seleção de produtos com assinatura e produção no Porto, a partir deste quarteirão da cidade. Pretende-se apresentar, estimular e apoiar o saber fazer local de desenvolvimento sustentável, interdisciplinar, multicultural e inovador.

Na zona pedonal que cruza com a Rua da Boa Nova, o já habitual DJset dará música durante toda a tarde, com Omlet JD e Nuno Beirão, com curadoria de OpenBox.

No âmbito do 15.º aniversário e integrado no Projeto de Arte Urbana do Porto, a artista Joana de Abreu efetuou uma intervenção poética nas caixas de eletricidade ali situadas.

No lado oposto da rua, na zona pedonal que cruza com a Rua de Cedofeita, também não vai faltar animação, com o workshop de iniciação ao Lindy Hop, por Bota Swing, e dança social com DJ Joe.

+ notícias: Porto

Primeiro banco de leite humano do Norte nasce no Hospital de São João

O Hospital de São João, no Porto, abriu o primeiro Banco de Leite Humano do Norte, o segundo no país. Oficialmente aberto esta segunda-feira, conta já com dadoras inscritas.

Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa

A ponte do TGV no Porto deverá ter um tabuleiro para automóveis em vez de duas pontes no rio Douro. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' refere que as câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia e Infraestruturas de Portugal (IP) estão a negociar um atravessamento do rio Douro com dupla função.

Incêndio em café rés-do-chão obriga a evacuação do prédio em Matosinhos

Um incêndio que deflagrou na madrugada desta segunda-feira num café rés-do-chão levou à evacuação de um prédio de habitação, o "Edifício Horizonte", na Rua Augusto Dinis, na Senhora da Hora, em Matosinhos. Tal como avançou o 'Jornal de Notícias', fonte da PSP adiantou que o incêndio deflagrou na cozinha do café, não tedo provocado estragos no interior de nehuma habitação.