PS e PSD chegam a acordo quanto a novo aeroporto de Lisboa

| País
Porto Canal

O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas estiveram esta sexta-feira reunidos com o presidente e vice-presidente do PSD.

O líder do PSD, Luís Montenegro, afiançou, esta sexta-feira, após reunião com o primeiro-ministro, António Costa, que "estão criadas as condições para que o Governo possa avançar” na questão do novo aeroporto.

De acordo com o líder da oposição, "há uma convergência de posições que será agora materializada" sobre a metodologia, aquilo que considera ser o mais importante a retirar desta reunião em S. Bento. Montenegro considera haver condições para que "mais ou menos daqui a um ano se possa tomar uma decisão final relativamente à localização e construção do novo aeroporto de Lisboa".

Quanto à localização, acrescenta Montenegro, será decidida após uma avaliação ambiental estratégica.

António Costa surgiu ao lado de Pedro Nuno Santos, começando por salientar que “era essencial termos um acordo de como chegar a uma solução final (...) é fundamental que exista o maior consenso possível.”

“Os portugueses têm noção da urgência desta matéria. Depois de durante 50 anos ter havido tantas alternativas, tantas dúvidas, todos precisamos de ter a solidez científica e técnica que conforte uma decisão que será sempre política”, afirmou o primeiro-ministro.

Foi também revelado que a decisão de nomear um coordenador-geral a liderar o processo de avaliação ambiental estratégica caberá a António Costa, sendo estudadas mais soluções para lá de Alcochete e Montijo e admitindo que a comissão independente pode sugerir também outras propostas.

"Solução de Santarém vai ser considerada na avaliação", avançou António Costa.

A hipótese de Santarém vai ser considerada no estudo de avaliação estratégica e obras no aeródromo de Cascais para que possa receber jatos privados, uma exigência do PSD.

+ notícias: País

Esperança de vida à nascença diminuiu em todas as regiões do continente

A esperança de vida à nascença diminuiu em todas as regiões de Portugal continental, sendo estimada em 80,72 anos no triénio 2019-2021, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira.

Marcelo recebe ukulele em São José e manifesta intenção de visitar Havai

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu este domingo em São José, Califórnia, um ukulele oferecido pelo cônsul honorário de Portugal no Havai e manifestou a intenção de visitar este arquipélago onde residem milhares de lusodescendentes.

João Ferreira vence quarta prova do Nacional de todo-o-terreno

A dupla João Ferreira/David Monteiro (Mini) venceu este domingo a Baja TT Sharish, em Reguengos de Monsaraz, e reforçou a liderança do Campeonato de Portugal de todo-o-terreno em automóveis.