Tramadol na lista de substâncias proibidas pela AMA, mas apenas em 2024

| Desporto
Porto Canal / Agências

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) aprovou a integração do tramadol na lista de substâncias proibidas no desporto, opioide utilizado como analgésico, mas apenas a partir de 01 de janeiro de 2024, anunciou hoje o organismo.

O Comité Executivo da AMA aprovou a lista de substâncias proibidas para 2023, na qual ainda não está incluído o tramadol, o que foi justificado com a necessidade de dar tempo aos agentes desportivos para se prepararem para a proibição.

O organismo recordou que o uso de tramadol tem estado a ser monitorizado, que está demonstrado o seu uso em larga escala no desporto e que as investigações financiadas pela AMA confirmaram o potencial para melhorar o desempenho desportivo.

A decisão da AMA surge pouco tempo depois da desclassificação do ciclista colombiano Nairo Quintana na Volta a França de 2022, na qual tinha terminado no sexto lugar, devido ao uso de tramadol, o que levou o atleta a recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Apesar de ainda não estar na lista de substâncias proibidas da AMA, a utilização de tramadol está proibida pela União Ciclista Internacional (UCI) desde 01 de março de 2019.

+ notícias: Desporto

Três adeptos do Estoril fora dos estádios por intolerância no jogo Estoril Praia-FC Porto

Os três adeptos do Estoril Praia acusados de intolerância com apoiantes do FC Porto estão impedidos de entrar em estádios, devido aos incidentes no encontro entre os dois clubes para a I Liga de futebol, do dia 16 de setembro.

Museu dos Dragões celebra nove anos e o Tour FC Porto faz parte da festa

Uma campanha especial no Tour FC Porto (Museu + Estádio) faz parte do programa do nono aniversário do Museu Futebol Clube do Porto, celebrado a 28 de setembro de 2022, dia dos 129 anos do FC Porto. Nesta data especial, descobrir a história azul e branca e conhecer os encantos e segredos do palco das grandes emoções portistas é uma experiência a metade do preço para os Sócios do clube, mas o público geral também beneficia de uma promoção “4 por 3” para fazer uma das visitas mais procuradas na cidade do Porto e na Região Norte de Portugal.

FC Porto (Voleibol): Atletas portistas vencem Torneio Citiauto

AJM/FC Porto venceu, este domingo, o Vitória de Guimarães, por 3-1, em Santa Maria da Feira.