FPF lança versão do hino em língua gestual com internacionais masculinos e femininos

FPF lança versão do hino em língua gestual com internacionais masculinos e femininos
| Desporto
Porto Canal/ Agências

A Federação Portuguesa de Futebol lançou esta sexta-feira uma versão do hino nacional em língua gestual, interpretado por jogadores das seleções masculina e feminina, para assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais.

No vídeo publicado no sítio oficial da FPF na Internet surgem futebolistas como Rúben Neves, Pepe, Diogo Dalot, William Carvalho, Ricardo Horta, Nuno Mendes, Palhinha e André Silva, bem como internacionais femininas, como Andreia Jacinto, Andreia Norton, Carole Costa, Carolina Mendes, Ana Borges e Jéssica Silva.

O vídeo foi gravado em junho na Cidade do Futebol, sob a coordenação de Ana Margarida Almeida, autora do projeto e responsável pela tradução do hino para língua gestual, mas apenas foi divulgado esta sexta-feira, dia em que se celebra o Dia Internacional das Línguas Gestuais.

Além dos futebolistas das seleções principais de Portugal, participaram também no vídeo os atletas surdolímpicos de natação Miguel Cruz e Tiago Neves, uma professora de língua gestual portuguesa, uma criança surda e uma adepta surda das seleções nacionais.

Segundo a federação, “este é mais um passo dado pela FPF rumo à inclusão e à eliminação das barreiras que enfrentam os adeptos com deficiências que assistem ou gostavam de assistir a jogos de futebol”, com o objetivo de “tornar o espetáculo de futebol acessível a todas e todos”.

 

 

+ notícias: Desporto

Sete mil portistas encheram as ruas da Invicta na corrida do Dragão

A corrida do dragão voltou, no passado domingo, às ruas da cidade Invicta. Depois de dois anos impedida de se realizar devido à situação pandémica, voltou em grande com sete mil portistas a encherem as ruas da cidade do Porto.

Três adeptos do Estoril fora dos estádios por intolerância no jogo Estoril Praia-FC Porto

Os três adeptos do Estoril Praia acusados de intolerância com apoiantes do FC Porto estão impedidos de entrar em estádios, devido aos incidentes no encontro entre os dois clubes para a I Liga de futebol, do dia 16 de setembro.

Museu dos Dragões celebra nove anos e o Tour FC Porto faz parte da festa

Uma campanha especial no Tour FC Porto (Museu + Estádio) faz parte do programa do nono aniversário do Museu Futebol Clube do Porto, celebrado a 28 de setembro de 2022, dia dos 129 anos do FC Porto. Nesta data especial, descobrir a história azul e branca e conhecer os encantos e segredos do palco das grandes emoções portistas é uma experiência a metade do preço para os Sócios do clube, mas o público geral também beneficia de uma promoção “4 por 3” para fazer uma das visitas mais procuradas na cidade do Porto e na Região Norte de Portugal.