Sindicatos dos professores criticam cunhas na contratação direta

Sindicatos dos professores criticam cunhas na contratação direta
| País
Porto Canal

A Federação Nacional da Educação (FNE), um dos principais sindicatos dos professores, alerta para o risco de “amiguismos” e “fatores C [cunha]” nas novas regras de contratação que o Governo quer implementar.

O Ministério da Educação reuniu-se com a Fenprof e a FNE na quinta-feira para discutir o novo modelo de contratação dos professores.

No final da reunião, Pedro Barracho, vice-secretário geral da FNE, em declarações aos jornalistas, vincou a rejeição das regras de recrutamento. "Não concordamos, claramente… Sabemos o país em que vivemos, sabemos as histórias que nos contam e sabemos aquilo que se passa em cada uma das escolas do nosso país”.

Segundo o modelo proposto pelo Ministério, os diretores terão autonomia para selecionar um terço dos professores, baseando-se nos perfis dos docentes e nos projetos educativos.

Apesar de os sindicatos, em unanimidade, se oporem à medida, o ministro da Educação, defende o modelo: “Não parto do princípio de que as pessoas são desonestas”. João Costa garante que a nova lei vai em frente e critica as atuais regras que “desvalorizam” os profissionais em nome de uma “nota de fim de curso”.

José Feliciano Costa, representante da Fenprof, reforça a critica da FNE e põe em causa a contratação direta. “Sempre defendemos que um concurso nacional, com a lista de graduação profissional, é a maneira mais justa de colocar professores”, disse à imprensa.

+ notícias: País

Oito jesuítas envolvidos em casos de abuso sexual de menores em Portugal entre 1950 e 1990

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus anunciou hoje ter apurado, “com um grau de probabilidade elevada”, a ocorrência de casos de abuso sexual de menores cometidos por oito jesuítas, entre 1950 e o início da década de 1990.

Esperança de vida à nascença diminuiu em todas as regiões do continente

A esperança de vida à nascença diminuiu em todas as regiões de Portugal continental, sendo estimada em 80,72 anos no triénio 2019-2021, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira.

Marcelo recebe ukulele em São José e manifesta intenção de visitar Havai

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu este domingo em São José, Califórnia, um ukulele oferecido pelo cônsul honorário de Portugal no Havai e manifestou a intenção de visitar este arquipélago onde residem milhares de lusodescendentes.