PT2030 com 700 milhões de euros para expansão das redes de metro e metrobus

| Economia
Porto Canal

O novo quadro comunitário PT2030 tem cerca de 700 milhões de euros para investir na expansão da rede de metro e metrobus nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa e em cidades de menor dimensão.

Com 700 milhões de euros para investir, os autarcas do Porto e Lisboa têm de escolher quais as ligações prioritárias para execução de obras. No caso do Grande Porto a decisão cabe aos 17 autarcas da área metropolitana.

O autarca do Porto, Rui Moreira, referiu, em declarações ao Porto Canal, que a escolha das ligações prioritárias que serão candidatas aos fundos europeus parece ser "consensual". O presidente da Câmara Municipal do Porto explicou que existem várias ligações importantes, mas uma delas é, por exemplo, Gondomar.

O presidente da autarquia de Gondomar, Marco Martins, mostrou-se confiante neste projeto. 

Além disso, os 700 milhões não estão destinados só as regiões do Porto e Lisboa. Projetos como “metrobus Braga” é um exemplo que também está na lista de investimentos aos fundos europeus.

+ notícias: Economia

Euro cai para novo mínimo de 20 anos depois de viragem à direita em Itália

O euro reagiu esta segunda-feira com um novo mínimo de vinte anos à viragem à direita em Itália depois da vitória nas eleições gerais de domingo da coligação formada pelos Irmãos de Itália (FdI), a Liga e Forza Italia (FI).

Apoio de 125 euros será pago a partir de 20 de outubro

Os apoios de 125 euros e de 50 euros às famílias anunciados pelo Governo no pacote de medidas para compensar o impacto do aumento dos preços serão pagos por transferência bancária a partir de 20 de outubro.

Início de semana marcado pela descida no preço dos combustíveis

A última semana do mês de setembro arranca com uma descida no preço dos combustíveis. Ao que já se sabe, o litro do gasóleo deverá ficar 1,5 cêntimos mais barato e o da gasolina deverá crescer apenas um cêntimo.