PT2030 com 700 milhões de euros para expansão das redes de metro e metrobus

| Economia
Porto Canal

O novo quadro comunitário PT2030 tem cerca de 700 milhões de euros para investir na expansão da rede de metro e metrobus nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa e em cidades de menor dimensão.

Com 700 milhões de euros para investir, os autarcas do Porto e Lisboa têm de escolher quais as ligações prioritárias para execução de obras. No caso do Grande Porto a decisão cabe aos 17 autarcas da área metropolitana.

O autarca do Porto, Rui Moreira, referiu, em declarações ao Porto Canal, que a escolha das ligações prioritárias que serão candidatas aos fundos europeus parece ser "consensual". O presidente da Câmara Municipal do Porto explicou que existem várias ligações importantes, mas uma delas é, por exemplo, Gondomar.

O presidente da autarquia de Gondomar, Marco Martins, mostrou-se confiante neste projeto. 

Além disso, os 700 milhões não estão destinados só as regiões do Porto e Lisboa. Projetos como “metrobus Braga” é um exemplo que também está na lista de investimentos aos fundos europeus.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.