Regresso às aulas trouxe nova zona escolar na Rua de Santa Catarina

Regresso às aulas trouxe nova zona escolar na Rua de Santa Catarina
porto.pt / Miguel Nogueira
| Porto
Porto Canal

A Rua de Santa Catarina conta com uma nova zona escolar kiss & ride, em frente ao Colégio Ribadouro, de modo a facilitar tomada e largada de passageiros com melhores condições de segurança e visibilidade, principalmente durante o ano letivo.

Para induzir uma condução defensiva na aproximação ao local, foi implementada uma gincana na faixa de rodagem, que obriga os veículos a reduzir a velocidade, garantindo, assim, um ambiente mais seguro para os peões.

Desde 2016, que o Município do Porto tem vindo a implementar zonas kiss & ride em frente a escolas, que se distinguem pelos pontos azuis pintados no pavimento rodoviário, em complemento à sinalização regulamentar que permite a paragem de veículos. No interior do perímetro dos pontos azuis, a circulação automóvel está limitada a 20km/hora e a paragem é permitida até 10 minutos. Já foram criadas mais de 60 zonas kiss & ride em frente a estabelecimentos escolares da cidade.

Esta iniciativa insere-se num conjunto de atividades que o Município do Porto levou a cabo, em paralelo com a Semana Europeia da Mobilidade 2022, que acontece entre 16 e 22 de setembro.

+ notícias: Porto

Primeiro banco de leite humano do Norte nasce no Hospital de São João

O Hospital de São João, no Porto, abriu o primeiro Banco de Leite Humano do Norte, o segundo no país. Oficialmente aberto esta segunda-feira, conta já com dadoras inscritas.

STCP lança concurso de 20 milhões de euros para aquisição de 48 autocarros elétricos

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou um concurso público, no valor de 20 milhões de euros, para aquisição de 48 autocarros elétricos e fornecimento de equipamentos de carregamento, segundo o anúncio esta segunda-feira publicado em Diário da República.

Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa

A ponte do TGV no Porto deverá ter um tabuleiro para automóveis em vez de duas pontes no rio Douro. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' refere que as câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia e Infraestruturas de Portugal (IP) estão a negociar um atravessamento do rio Douro com dupla função.