Escolas do concelho de Vagos com mais 190 alunos do que no último ano letivo

Escolas do concelho de Vagos com mais 190 alunos do que no último ano letivo
| Norte
Porto Canal / Agências

As escolas do concelho de Vagos arrancaram o ano letivo 2022/2023 com mais 190 alunos do que no ano passado, um número que contraria a estagnação registada nos últimos anos, revelou esta quinta-feira a Câmara Municipal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, informou que o Agrupamento de Escolas de Vagos contabilizou, este ano letivo, mais 170 alunos, distribuindo-se os restantes 20 estudantes a mais pelo Colégio Nossa Senhora da Apresentação e pela EPADREV, Escola Profissional de Vagos.

"Estes números são impressionantes, depois de nos últimos anos o número de alunos variar muito pouco. Este número não cresceu com os que cá estavam, mas com comunidades sul-americanas que foram chegando: brasileiros e venezuelanos, especialmente, mas também argentinos", referiu.

De acordo com o autarca, estas comunidades têm procurado o concelho de Vagos para viver, pois aqui encontram emprego.

"Em relação ao ano passado, o Agrupamento de Escolas de Vagos registou um crescimento de 8% da sua população escolar. Tem muito a ver com a instalação destas comunidades no concelho", evidenciou.

O Agrupamento de Escolas de Vagos registou no ano letivo 2021/2022 a frequência de 2.150 alunos, desde o pré-escolar ao 12.º ano, passando em 2022/2023 para 2.320 alunos.

Para o ano letivo 2022/2023 estão ainda inscritos 713 alunos no Colégio Nossa Senhora da Apresentação, distribuídos por turmas do 5.º ao 12.º ano.

A frequentar a Escola Profissional de Vagos encontram-se atualmente 221 alunos, do 10.º ao 12.º ano.

O concelho de Vagos, no distrito de Aveiro, tem perto de 23 mil habitantes, segundo dados dos Censos 2021.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.