Escolas do concelho de Vagos com mais 190 alunos do que no último ano letivo

Escolas do concelho de Vagos com mais 190 alunos do que no último ano letivo
| Norte
Porto Canal / Agências

As escolas do concelho de Vagos arrancaram o ano letivo 2022/2023 com mais 190 alunos do que no ano passado, um número que contraria a estagnação registada nos últimos anos, revelou esta quinta-feira a Câmara Municipal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, informou que o Agrupamento de Escolas de Vagos contabilizou, este ano letivo, mais 170 alunos, distribuindo-se os restantes 20 estudantes a mais pelo Colégio Nossa Senhora da Apresentação e pela EPADREV, Escola Profissional de Vagos.

"Estes números são impressionantes, depois de nos últimos anos o número de alunos variar muito pouco. Este número não cresceu com os que cá estavam, mas com comunidades sul-americanas que foram chegando: brasileiros e venezuelanos, especialmente, mas também argentinos", referiu.

De acordo com o autarca, estas comunidades têm procurado o concelho de Vagos para viver, pois aqui encontram emprego.

"Em relação ao ano passado, o Agrupamento de Escolas de Vagos registou um crescimento de 8% da sua população escolar. Tem muito a ver com a instalação destas comunidades no concelho", evidenciou.

O Agrupamento de Escolas de Vagos registou no ano letivo 2021/2022 a frequência de 2.150 alunos, desde o pré-escolar ao 12.º ano, passando em 2022/2023 para 2.320 alunos.

Para o ano letivo 2022/2023 estão ainda inscritos 713 alunos no Colégio Nossa Senhora da Apresentação, distribuídos por turmas do 5.º ao 12.º ano.

A frequentar a Escola Profissional de Vagos encontram-se atualmente 221 alunos, do 10.º ao 12.º ano.

O concelho de Vagos, no distrito de Aveiro, tem perto de 23 mil habitantes, segundo dados dos Censos 2021.

+ notícias: Norte

Continua tudo na mesma. Comboio da CP com destino ao Pocinho sobrelotado

Pouco mais de uma semana depois, o Porto Canal teve acesso a imagens exclusivas que mostram um comboio da CP na linha do Douro completamente sobrelotado.

Dois homens esfaqueados na rua em Braga. Agressor em fuga

Dois homens foram esfaqueados na tarde desta quarta-feira, na Rua de Ambrósio dos Santos, em São Vítor, em Braga, e foram transportados para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros. O agressor fugiu e está a ser procurado pela PSP.

TAP não aposta na Europa, mas low costs reforçam destinos. Como vai ser o inverno no Aeroporto do Porto?

A TAP vai manter, no inverno de 2022, a estratégia utilizada no ano passado para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro: apostar nas ligações diretas com o Brasil e na ponte aérea para Lisboa. De fora do investimento da companhia área nacional ficam, mais uma vez, os principais destinos europeus, mas as low costs vão tentar suprir as necessidades da região norte. É o retrato da temporada de inverno no Aeroporto do Porto, que arranca já no mês de novembro.