Município da Maia lança o "Mobus", novo serviço de transporte público

| Norte
Porto Canal

A Maia tem um novo serviço de transporte público. O Mobus funcionará por marcação e pretende impulsionar o uso de transporte coletivo, dando resposta às populações com menos oferta.

O serviço encontra-se disponível nos dias úteis, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h30 e as 17h00. O pagamento é feito diretamente ao motorista, pelo valor de dois euros por viagem (tarifa fixa).

As reservas devem ser efetuadas até às 17h00 do dia útil anterior ao dia pretendido para a viagem, sendo que aquelas que forem efetuadas após essa hora ficam sujeitas a integração nas viagens já programadas.

Dos pontos aglomeradores fazem parte: Apeadeiro do Leandro; Centro de Vacinação – JF Gemunde; Fórum Maia; ISMAI – Metro; J.F. Moreira; J.F. Santa Maria de Avioso; J.F. Castelo da Maia; J.F. Folgosa; J.F. Nogueira e Silva Escura; J.F. São Pedro de Fins; J.F. Vila Nova da Telha; MaiaShopping; Parque de Avioso.

O novo transporte flexível pretende “complementar a oferta atual dos transportes e promover a equidade destes serviços”, afirmou o vereador da Mobilidade da Câmara da Maia, Mário Nuno Neves.

“A ideia surge da necessidade, há áreas do concelho que não têm tanta oferta de transportes. Isto é uma medida que promove a equidade dos serviços que prestam”, acrescentou.

O Mobus, que entrou em funcionamento nesta quarta-feira, faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Maia. Entre as medidas previstas estão o alargamento de vias pedonais, o uso da bicicleta e a promoção da intermodalidade, incluindo um novo sistema de estacionamento.

+ notícias: Norte

Presidente da CCDR-N garante que as obras de eletrificação da Linha do Douro vão avançar

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, garantiu na manhã desta segunda-feira que as obras de eletrificação da Linha do Douro vão avançar, apesar de todos os atrasos. "É um processo que está planeado, sofreu atrasos, mas as diferentes obras estão a decorrer", disse António Cunha.

 

Bragança disponibiliza aos turistas áudio guias sobre pontos de interesse

O município de Bragança disponibiliza aos turistas nova informação através de áudio guias expositores em várias línguas para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora na terça-feira, divulgou esta segunda-feira a autarquia.

Universidade de Coimbra e empresa criam sistema contra propagação de infeções

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e uma empresa de Setúbal desenvolveram um novo sistema de desinfeção que pode ajudar a combater a propagação de infeções.