Obras na Portela, avaliação ambiental do Montijo, Alcochete ou “qualquer outra” localização. Montenegro apresenta mais propostas para novo aeroporto de Lisboa

Obras na Portela, avaliação ambiental do Montijo, Alcochete ou “qualquer outra” localização. Montenegro apresenta mais propostas para novo aeroporto de Lisboa
| Política
Porto Canal

O líder do PSD enviou uma carta esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, onde apresenta a posição do partido em relação ao novo aeroporto de Lisboa.

Luís Montenegro começa a carta fazendo referência ao tempo que o novo aeroporto está na ordem de trabalhos do executivo: “anotámos que nos últimos 7 anos Vª. Exa. E o Partido Socialista dispuseram de todas as ferramentas democráticas e executivas, necessárias e suficientes, para tomarem uma decisão final no que diz respeito à localização do novo aeroporto de Lisboa”.

Na carta divulgada, Montenegro não mostra “a” solução, mas apresenta sim cinco propostas que resultaram de “um conjunto de audições a todos os setores, interessados e responsáveis neste processo”.

Dentro das propostas, o líder dos sociais-democratas reitera que o partido mostra abertura para a realização de uma avaliação ambiental estratégica no Montijo e em Alcochete, a ficar concluída no prazo máximo de um ano.

O presidente do maior partido da oposição defende ainda “obras de requalificação do aeroporto Humberto Delgado”, o aproveitamento de capacidade de outros aeroportos no Norte e no Algarve. Montenegro não descarta ainda a possibilidade de outras localizações para o novo aeroporto.

No final, Montenegro remata que “caberá agora ao Governo - que, ademais, dispõe de maioria absoluta no Parlamento - decidir o caminho metodológico a seguir, o qual terá a nossa aquiescência dentro das balizas supra enunciadas”, reiterando a disponibilidade do PSD para continuar o diálogo com António Costa.

Veja aqui as cinco conclusões apresentadas na carta do líder do PSD a António Costa:

1. Transmissão de imediato à concessionária da autorização e exigência para iniciar, desde já, as obras de requalificação do aeroporto Humberto Delgado e definição das medidas mitigadoras dos impactos das mesmas;

2. Aproveitamento e valorização da capacidade aeroportuária instalada no país, seja a dos aeroportos que servem a região Norte e Algarve, seja o aeroporto de Cascais (na área do trafego de aviação executiva e ligeira da região de Lisboa), questão ainda mais premente enquanto decorrem as obras de requalificação mencionadas;

3. Realização imediata de uma Avaliação Ambiental Estratégica sobre as localizações do Montijo, Alcochete e qualquer outra que o Governo ou a estrutura encarregue de fazer a AAE decidam fundamentada e tecnicamente [a] incluir;

4. Atribuição da condução da Avaliação Ambiental Estratégica, que deve concluir-se no prazo máximo de um ano, a personalidades de reconhecido mérito técnico, académico e científico, a indicar preferencialmente por entidades independentes ligadas à academia (nela se incluem os protocolos com universidades estrangeira , como por exemplo o MIT) e às áreas do conhecimento económico e da engenharia aeronáutica e civil,

5. Autonomização, dentro ou fora da AAE, de uma análise comparativa dos custos e prazos de execução de cada uma das localizações em estudo, aí se integrando todas as infraestruturas conexas, complementares e requeridas para o bom e integral funcionamento do novo aeroporto.

 

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".