Efacec encontra-se em falência técnica com prejuízo de 55 milhões de euros
Porto Canal
Contas do primeiro semestre deste ano revelam um prejuízo de 55 milhões de euros, que colocavam a Efacec em falência técnica no fim de junho.
A Efacec estava em falência técnica no fim de junho, com um prejuízo líquido consolidado de 55 milhões de euros, revelam as contas do primeiro semestre de 2022 a que o Eco teve acesso. Este é um aumento significativo face ao mesmo período do ano passado no qual o prejuízo foi de 15 milhões de euros.
Segundo aquele jornal, Durante os primeiros seis meses deste ano as vendas da empresa apenas registaram 80 milhões de euros - menos 53 milhões que no mesmo período de 2021 - e o resultado operacional foi negativo em 53 milhões de euros. No período homólogo o prejuízo registado havia sido de nove milhões de euros.
Assim, a dívida da empresa ascende agora aos 220 milhões de euros, aos quais se somam 83 milhões de euros de passivo relativo a fornecedores.
Recorde-se que a Efacec está a passar por um processo de reprivatização desde julho de 2020, quando 71,73% da empresa foi nacionalizada e que ainda não está concluído porque depende de autorizações da Comissão Europeia, que ainda estão por cumprir, entre outros fatores.