Movimento Cultural da Terra de Miranda alerta para o risco de extinção da língua mirandesa

| Norte
Porto Canal

O mirandês é a língua falada nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso. No entanto, o Movimento Cultural da Terra de Miranda alertou para o facto do risco de extinção da língua mirandesa, culpando o despovoamento como resultado desta situação.

Só nos últimos anos, com o despovoamento acentuado nas aldeias, há cerca de menos de 60% de falantes do idioma. A associação acusou o Governo pelo desinvestimento nas políticas de coesão territorial e criticou ainda as políticas de coesão.

Para combater este fenómeno, a associação pede medidas para atrair mais população para o território.

+ notícias: Norte

Câmara de Aveiro recebe ‘luz verde’ para empréstimo de 20 milhões de euros para novo pavilhão e obras no estádio municipal

A Câmara de Aveiro recebeu na última noite ‘luz verde’ da Assembleia Municipal para consultar a banca para a contratação de um empréstimo de cerca de 20 milhões de euros, com vista a financiar duas obras em equipamentos desportivos.

Encontrado jovem de 15 anos desaparecido desde sexta-feira em Gaia

Foi encontrado esta terça-feira um jovem de 15 anos que estava desaparecido em Vila Nova de Gaia desde sexta-feira passada.

Gaia não vai cobrar taxas às obras de recuperação à fábrica que ardeu

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia aprovou esta segunda-feira e por unanimidade, a isenção total de taxas municipais às obras de recuperação das instalações da empresa DAT-Schaub Portugal, atingidas por um incêndio a 06 de julho.