Benfica obrigado a reportar negócio de Luís Filipe Vieira com “Rei dos Frangos” à CMVM

Benfica obrigado a reportar negócio de Luís Filipe Vieira com “Rei dos Frangos” à CMVM
| Desporto
Porto Canal

O Benfica foi obrigado a reportar o negócio do ex-presidente, Luís Filipe Vieira, mesmo depois de este ter abandonado o clube. O negócio envolvia ainda José António dos Santos, conhecido por “Rei dos Frangos”.

De acordo com o semanário Expresso, o relatório apresentado pelo clube encarnado relativo a 2021 foi considerado “insuficiente” pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), daí a entidade ter obrigado o clube encarnado a reportar todo o negócio de Vieira.

O ex-presidente abandonou o clube em julho de 2021, mas as duas semanas do segundo semestre daquele ano em que ainda esteve à frente da SAD fazem com que os negócios a que esteve ligado ainda tenham de constar de documentos oficiais da Benfica SAD, para informação aos investidores e acionistas e para cumprimento de exigências da CMVM.

O relatório do Benfica dá nota de uma dívida de 54 milhões de euros de Luís Filipe Vieira face ao Novo Banco e a forma como “se livrou dela com um negócio com José António dos Santos, o maior acionista individual da SAD do Benfica e também acionista do grupo Valouro e da Avibom”.

No entanto, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários considera que o relatório apresentado não dá conta de todas as informações sobre o negócio da Imosteps. A menção do negócio existe sim no último relatório anual, mas no anterior sobre o Governo da Sociedade não.

O clube também já confirmou que no Relatório e Contas do exercício de 2021/22 e no Relatório sobre o Governo da Sociedade, foi incluída a informação sobre todos as pessoas que exerceram funções na Benfica SAD durante o exercício, concretamente desde 01/07/2021 a 30/06/2022. Tendo o Sr. Luís Filipe Vieira exercido funções entre o dia 1/7/2021 e 16/7/2021 (16 dias), entendeu-se colocar essa informação.

De relembrar que tanto Vieira como José António dos Santos são arguidos no mesmo processo, denominado por “Cartão Vermelho”, por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.