Programação do renovado Batalha Centro de Cinema é revelada a 28 de setembro

Programação do renovado Batalha Centro de Cinema é revelada a 28 de setembro
| Porto
Porto Canal

A programação da 1.ª temporada, de dezembro deste ano a julho de 2023, missão e valências do Batalha Centro de Cinema, ou simplesmente Cinema Batalha, serão conhecidas ainda este mês, a 28 de setembro. A informação estará disponível nas plataformas de comunicação da instituição, lançadas nessa mesma data.

Com abertura agendada para dezembro, o Batalha Centro de Cinema é o novo centro cultural da cidade do Porto que tem como missão promover o conhecimento e a fruição cultural através do cinema e da imagem em movimento. Em 2021, Guilherme Blanc, diretor artístico, assumia a aposta na “inclusão social e cultural através do acesso ao cinema, passando isto pela educação, mas também pela criação de comunidades de cinefilia junto a diferentes grupos de diferentes identidades, demografias e culturas”.

O exterior já não é segredo para ninguém. Quem passa pela Praça da Batalha já pode ver grande parte da fachada da histórica casa de cinema que o Município vem reabilitando, num trabalho que estará 100% concluído antes do final do ano.

No mês de junho, parte da intervenção no edifício já foi tornada pública depois de as obras de recuperação terem colocado a descoberto, pela equipa da GO Porto, os frescos de Júlio Pomar, gravados nos anos de 1940 e, entretanto, escondidos pela polícia política.

Com início a 18 de novembro de 2019, a empreitada no histórico edifício correspondeu a um investimento municipal de aproximadamente 5 milhões e 170 mil euros, onde foram incluídos os trabalhos de restauro dos frescos do artista plástico, assim como algumas imprevisibilidades tais como a necessidade de reforço de elementos estruturais, o aparecimento de fibrocimento nas coberturas e palco, a descoberta de um poço enterrado que continha hidrocarbonetos, e ainda a falta de materiais e algumas alterações ao projeto solicitadas pela Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC).

O Batalha foi arrendado pela Câmara do Porto por um período de 25 anos e vai ser devolvido à cidade mais de uma década após o seu encerramento, retomando a sua função cultural centrada no cinema.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Homem detido por agredir um polícia junto ao Tribunal São João Novo

A PSP deteve um homem de 40 anos esta quinta-feira, junto ao Tribunal São João Novo, no Porto, por agredir um agente que ali prestava serviço, adiantou esta sexta-feira.