Ribeira do Porto integrada na lista de tesouros cinematográficos da Europa

Ribeira do Porto integrada na lista de tesouros cinematográficos da Europa
| Porto
Porto Canal / Agências

A zona da Ribeira do Porto foi eleita um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, pelo valor histórico "que deve ser mantido e protegido", anunciou esta terça-feira aquela organização.

A criação da lista de "Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia" é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema com o objetivo de elencar locais e espaços que são simbólicos para o cinema europeu, "lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não só agora como para as gerações futuras", lê-se na nota de imprensa.

Entre os 22 "tesouros" anunciados está a Ribeira do Porto, com aquela academia a lembrar que foi o cenário de três filmes emblemáticos de Manoel de Oliveira: "Douro, Faina Fluvial" (1931), "Aniki Bobó" (1942) e "O Porto da Minha Infância" (2001).

A Ribeira do Porto é o único lugar português na lista divulgada pela Academia Europeia de Cinema, juntando-se a locais em França, Polónia, Espanha, Reino Unido ou Letónia.

Para a academia é preciso preservar, por exemplo, o Studio Babelsberg (Alemanha), onde Fritz Lang fez "Metropolis" (1927) e Wes Anderson filmou "Grand Budapest Hotel" (2014), a Fontana di Trevi, em Roma, cenário de "A doce vida" (1961), de Federico Fellini, ou uma praia em França, onde Agnès Varda fez "As praias de Agnès" (2008).

"Em vez de nos limitarmos a organizar os prémios europeus de cinema, a Academia Europeia de Cinema vai abranger a história e as pessoas que fizeram o que é hoje o cinema europeu", afirmou o diretor da academia, Matthijs Wouter Knol, em comunicado.

O objetivo da academia é anualmente acrescentar novos locais a esta lista de "tesouros cinematográficos" e trabalhar este património junto de novos públicos.

+ notícias: Porto

Primeiro banco de leite humano do Norte nasce no Hospital de São João

O Hospital de São João, no Porto, abriu o primeiro Banco de Leite Humano do Norte, o segundo no país. Oficialmente aberto esta segunda-feira, conta já com dadoras inscritas.

STCP lança concurso de 20 milhões de euros para aquisição de 48 autocarros elétricos

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou um concurso público, no valor de 20 milhões de euros, para aquisição de 48 autocarros elétricos e fornecimento de equipamentos de carregamento, segundo o anúncio esta segunda-feira publicado em Diário da República.

Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa

A ponte do TGV no Porto deverá ter um tabuleiro para automóveis em vez de duas pontes no rio Douro. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' refere que as câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia e Infraestruturas de Portugal (IP) estão a negociar um atravessamento do rio Douro com dupla função.