Município assume liderança pelo exemplo comum do Pacto do Porto para o Clima

| Porto
Porto Canal

O Pacto do Porto para o Clima, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, foi oficialmente lançado na tarde da passada sexta-feira, na Casa do Roseiral. Numa cerimónia onde esteve também o ministro do Ambiente e da Ação Climática, o Município do Porto assumiu a liderança pelo exemplo. O município acredita que as metas comuns para a descarbonização podem contribuir para que os cidadãos e empresas.

Um projeto que junta 183 parceiros da jornada da pegada ecológica e um deles é o FC Porto. O clube foi uma das primeiras entidades a subscrever o pacto do Porto para o clima, visto que sempre teve uma voz ativa no que toca a questões ambientais. 

Jorge Nuno Pinto da Costa deixou isso bem claro no testemunho onde explicou a preocupação do clube pelo clima. 

Já Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e Ação Climática, salientou a cidade do Porto como um exemplo para o país. O ministro acredita que para crescer economicamente não é preciso poluir, exemplo disso é a percentagem das emissões de gases comparativamente ao ano de 2021. "A ação de cada um na escolha de um transporte público" é, por exemplo, uma das medidas "que nos permite progredir económica e ambientalmente"

Além de impulsionador do Pacto para o Clima, o Município do Porto começa, no imediato, a liderar pelo exemplo, com o anúncio de um pacote de incentivos onde se inclui a redução do valor de IMI a pagar pelos proprietários que apostem na produção de energia renovável, nomeadamente na instalação de painéis fotovoltaicos. O apoio municipal, que ronda os oito milhões de euros até 2023, deverá contribuir diretamente para a transição energética de cerca de duas mil instalações, capazes de produzir cerca de 23 MW.

A esta iniciativa junta-se o investimento de seis milhões de euros para a produção de seis MW de energia limpa nos telhados do parque habitacional municipal, onde vivem quase 30 mil pessoas, uma das medidas criadas para o combate à pobreza energética, tal como a reabilitação do edificado municipal que já contribuiu para melhorar a eficiência energética das habitações em 45%. 

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Trânsito no Porto. Os locais a evitar neste final de semana

Esta sexta-feira, o trânsito no Porto está a provocar alguns constrangimentos aos automobilistas que tentam circular na cidade.