Penafiel vai criar residência para 32 estudantes no centro histórico

Penafiel vai criar residência para 32 estudantes no centro histórico
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Penafiel anunciou hoje que vai criar uma residência universitária no centro histórico, para alojamento a preços acessíveis, com capacidade para 32 estudantes.

Segundo aquela autarquia do distrito do Porto, o alojamento ficará na Rua Alfredo Pereira, contando com 13 quartos duplos e quatro quartos individuais.

A disponibilização do alojamento vai acontecer graças à reabilitação de um imóvel devoluto.

A obra vai ser comparticipada por fundos europeus, através do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), apontando-se o final de 2024 como a data para a concussão da empreitada.

Segundo a câmara municipal, “este projeto irá reforçar a dinâmica social e económica local, contribuindo, assim, para a regeneração da Rua Alfredo Pereira e da zona envolvente”.

O edifício terá vários espaços de utilização coletiva, incluindo uma sala de estudo, zona de refeições e uma sala de convívio.

Os residentes terão, ainda, uma lavandaria e outros serviços de apoio.

Atualmente, o concelho de Penafiel tem duas instituições de ensino superior: o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e o Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde.

Antonino Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, citado no comunicado, sublinha que “fixar os jovens estudantes em Penafiel e proporcionar mais e melhores condições de acesso ao ensino superior tem sido uma das prioridades das políticas municipais”.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.