Município do Porto espera investir este ano 45 milhões na área da Educação

| Porto
Porto Canal

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, acompanhado do vereador da Educação, Fernando Paulo, assinalaram, esta terça-feira, o arranque do novo ano letivo marcando presença no Jardim de Infância da Escola Básica do Bom Sucesso. Desde abril que o município do Porto alocou 45 milhõoes de euros para a área da educação e Rui Moreira afirmou que se tudo correr bem, o município vai "ser capaz de fazer melhor". "A Educação vai representar para a Câmara do Porto qualquer coisa como 45 milhões de euros, com reabilitações", afirmou o autarca portuense.

Tal como noticia o site oficial da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira explicou que este ano têm "75 escolas, cerca de 25 mil alunos e 1.500 funcionários que vão garantir que tudo vai correr bem".

Além disso, o autarca referiu que dos 45 milhões, cerca de sete, vão destinar-se à reabilitação e requalificação de dois equipamentos escolares já no próximo ano, nomeadamente as escolas básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) dos Correios e Agra do Amial.

Rui Moreira deixou ainda o desejo de, futuramente, as autarquias poderem gerir também a colocação de professores."É uma questão fundamental. As escolas são compostas de alunos e professores, na medida em que não podemos ficar com a colocação de professores, exceto nas AEC [Atividades de Enriquecimento Curricular], ficamos com a ideia que melhor seria para os professores, crianças, pais e comunidade escolar que houvesse essa transferência. Não foi assim que o Governo entendeu, mas pode ser que no futuro possa existir. Entretanto, também vamos treinando", acrescentou.

Perante todos estes cenários, Rui Moreira deixou uma garantia: “Todas estas funções públicas tem uma palavra-chave: confiança nos parceiros. Para já, temos condições para garantir que as coisas [na Educação] vão correr bem”.

+ notícias: Porto

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota no Porto 

Uma jovem de 19 anos morreu esta sexta-feira de madrugada num despiste de mota no Porto. O acidente aconteceu pelas 3h45 e provocou ainda um ferido grave, um homem com cerca de 30 anos. 

Camião 'engolido' em aluimento de terras no centro do Porto

Um veículo pesado foi esta quinta-feira engolido na Rua Trindade Coelho, na zona entre a interseção com a Rua das Flores e o Largo dos Loios.

Coliseu do Porto recebe 150 espetáculos de música, dança, teatro e ópera em 2023

A programação do Coliseu do Porto para 2023 inclui 150 espetáculos, entre concertos, bailados, teatro, ópera, dança, comédia ou espetáculos infantojuvenis e pretende “dar continuidade às linhas programáticas fundamentais da intervenção” daquela casa de espetáculos.