Município do Porto espera investir este ano 45 milhões na área da Educação

| Porto
Porto Canal

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, acompanhado do vereador da Educação, Fernando Paulo, assinalaram, esta terça-feira, o arranque do novo ano letivo marcando presença no Jardim de Infância da Escola Básica do Bom Sucesso. Desde abril que o município do Porto alocou 45 milhõoes de euros para a área da educação e Rui Moreira afirmou que se tudo correr bem, o município vai "ser capaz de fazer melhor". "A Educação vai representar para a Câmara do Porto qualquer coisa como 45 milhões de euros, com reabilitações", afirmou o autarca portuense.

Tal como noticia o site oficial da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira explicou que este ano têm "75 escolas, cerca de 25 mil alunos e 1.500 funcionários que vão garantir que tudo vai correr bem".

Além disso, o autarca referiu que dos 45 milhões, cerca de sete, vão destinar-se à reabilitação e requalificação de dois equipamentos escolares já no próximo ano, nomeadamente as escolas básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) dos Correios e Agra do Amial.

Rui Moreira deixou ainda o desejo de, futuramente, as autarquias poderem gerir também a colocação de professores."É uma questão fundamental. As escolas são compostas de alunos e professores, na medida em que não podemos ficar com a colocação de professores, exceto nas AEC [Atividades de Enriquecimento Curricular], ficamos com a ideia que melhor seria para os professores, crianças, pais e comunidade escolar que houvesse essa transferência. Não foi assim que o Governo entendeu, mas pode ser que no futuro possa existir. Entretanto, também vamos treinando", acrescentou.

Perante todos estes cenários, Rui Moreira deixou uma garantia: “Todas estas funções públicas tem uma palavra-chave: confiança nos parceiros. Para já, temos condições para garantir que as coisas [na Educação] vão correr bem”.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Apesar das denúncias de utilizadores, sistema para carregar Andante pelo telemóvel já está operacional

Esta quinta-feira, conforme noticiado pelo Porto Canal, foi introduzida uma nova funcionalidade na app Anda, possibilitando assim o carregamento de todos os títulos de transporte via telemóvel. Apesar de algumas denúncias por parte de utilizadores durante a manhã desta quinta-feira, uma fonte dos Transportes Intermodais do Porto confirmou ao Porto Canal que o sistema de carregamento do Andante pelo telemóvel não enfrentou quaisquer problemas técnicos e está plenamente funcional tanto no sistema Android quanto no sistema iOS.

Municípios do Grande Porto discutem em maio continuidade na STCP

Os municípios que fazem parte da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão decidir, em maio, a continuidade da sua participação na empresa, revelou esta o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.