Vladimiro Feliz considera que ainda não chegou o “momento de comentar a (eventual) candidatura de Alberto Machado” à concelhia do PSD/Porto.

| Porto
Porto Canal

Foi desta forma que o primeiro vereador eleito pelo partido na autarquia portuense reagiu ao ambiente que por estes dias se vive nos hostes sociais-democratas na cidade Invicta.

Contactado pelo Porto Canal, o antigo número dois de Rui Rio no executivo camarário e candidato à presidência da mesma autarquia portuense nas eleições de 2021 desmentiu a hipótese aventada de ter criado um movimento para tentar demover o ainda presidente da distrital portuense da corrida à concelhia.

E porque nos corredores do partido se fala igualmente da hipótese de Vladimiro Feliz se demitir do cargo de vereador, fica também a certeza, na primeira pessoa, de que não vai fazê-lo. Mais não disse.

Isto apesar do mau-estar confirmado por outra das vozes internas do partido que laconicamente afirmou que “a maioria dos eleitos pelo PSD no Porto não se revê na solução Alberto Machado para a concelhia do Porto”.

No entanto, “se é certo que cerca de 3/4 dos eleitos do partido para a vereação, assembleia-municipal e juntas de freguesia (com exceção da de Paranhos) se sentem incomodados com a solução Alberto Machado, os alinhamentos estratégicos estão a criar alianças improváveis até há bem pouco tempo”.

E dá como exemplo a possibilidade de o deputado Paulo Rios de Oliveira vir a ser mandatário da candidatura do atual presidente da distrital do PSD/Porto à concelhia ainda liderada por Miguel Seabra, de o ex-secretário de Estado da Juventude, Pedro Duarte, ser candidato à mesa da assembleia e o antigo ministro José Pedro Aguiar-Branco encabeçar a lista de Alberto Machado para a Assembleia Distrital. “Pessoas que até a bem pouco tempo atrás destratavam Alberto Machado!”, refere a mesma fonte que, apesar de reconhecer legitimidade a esta candidatura, entende, no entanto, não ser legítimo “que condicione o futuro político do PSD Porto e do projeto autárquico, pois estará sempre condicionado pela sua ação”. Uma ação aparentemente coarctada por ter aceitado “um convite do atual Presidente da Câmara Municipal do Porto para integrar a administração de uma empresa tutelada pela autarquia (STCP Serviços), numa área estratégica do programa eleitoral do PSD”.

Decisão essa que, segundo este membro do partido, os eleitores sociais-democratas “não vão perceber”, por, um ano depois das eleições autárquicas, verem o partido “meter na gaveta as suas bandeiras eleitorais ainda mais uma que é estrutural e tem vindo a degradar-se ao longo dos anos, a mobilidade”.

Uma indignação encerrada com a pergunta: “Como é que o PSD se vai poder demarcar ou ter um projeto alternativo quando o seu líder Concelhio e segundo vereador eleito resolveram integrar a estratégia de mobilidade que há 12 meses criticava?” Questão a que o próprio responde: “Não é sério, nem credibilizante junto dos nossos eleitores!”

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.