Galiza e Norte de Portugal esperam desenvolvimentos sobre ligação de alta velocidade

Galiza e Norte de Portugal esperam desenvolvimentos sobre ligação de alta velocidade
| Norte
Porto Canal / Agências

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurorregião Galiza- Norte de Portugal espera que “haja desenvolvimentos por parte do Governo” português sobre a ligação de alta velocidade Vigo – Porto – Lisboa na cimeira Ibérica de outubro.

Numa nota hoje divulgada por aquela entidade a propósito de uma visita à sua sede, em Vigo, do vice-presidente segundo e conselheiro de Presidência, Justiça e Desporto da Xunta de Galícia, Diego Calvo, aquela entidade apontou como principais propostas da Eurorregião para a próxima Cimeira Ibérica de Viana do Castelo a ligação ferroviária de alta velocidade Vigo – Porto – Lisboa, o desenvolvimento, modernização e eletrificação e a construção da saída sul de Vigo e a discussão sobre o Estatuto do trabalhador transfronteiriço entre Espanha e Portugal.

No texto, é ainda defendido que os presidentes das Comunidades Autónomas espanholas e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) portuguesas possam participar nas Cimeiras Ibéricas “pela sua relevância” na maioria das áreas a serem discutidas naquelas reuniões.

Segundo o texto, o “AECT da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal espera que na Cimeira Ibérica de Viana do Castelo surjam desenvolvimentos, por parte do governo de Lisboa, na modernização e eletrificação, bem como a construção da saída sul de Vigo”.

Além da questão da ligação de alta velocidade, a AECT da eurorregião Galiza – Norte de Portugal apontou que “outro dos assuntos estratégicos no qual se esperam desenvolvimentos é na elaboração do Estatuto do trabalhador Transfronteiriço entre Espanha e Portugal, definido como medida prioritária na última Cimeira de Trujillo (Cáceres) de 2021.

Aquele estatuto, refere o texto, “tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e a mobilidade dos trabalhadores” na zona de fronteira entre Portugal e Espanha.

A Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, lê-se, aponta também ser “importante fomentar a ligação transfronteiriça internacional pela estrada entre o Noroeste português e a Galiza, por Macedo de Cavaleiros, passando por Vinhais até à Gudiña (Ourense)” assim como um "acordo internacional entre Portugal e Espanha para a melhoria da autoestrada entre Celanova e a fronteira portuguesa".

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza -Norte de Portugal foi criado em 2008 para a promoção e valorização da competitividade do tecido empresarial, na racionalização de equipamentos básicos transfronteiriços e no aumento da coesão social e institucional da Eurorregião.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).