Campeonato de Jogos Tradicionais junta perto de 500 pessoas em Bragança

Campeonato de Jogos Tradicionais junta perto de 500 pessoas em Bragança
| Norte
Porto Canal

Perto de 500 pessoas são esperadas, no domingo, em Bragança, num campeonato de jogos tradicionais organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes e apresentado como “único no país”.

A ideia partiu da CIM, que desafiou as comunidades dos nove municípios que representa com o intuito de “recuperar e valorizar” jogos como o fito, raiola, relha, corrida de sacos, tração à corda, jogo do burro e dança das cadeiras, que noutros tempos eram motivo de lazer, convívio e festa.

Depois de realizados vários encontros concelhios, está marcada para domingo, na cidade de Bragança, a final deste Campeonato de Jogos Tradicionais “com perto de 500 participantes” dos concelhos de Bragança, Alfândega da Fé, Mirandela, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Vila Flor e Macedo de Cavaleiros.

“Pelo que conseguimos apurar junto da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais, este é o único campeonato intermunicipal do país”, segundo Rui Caseiro, primeiro secretário da CIM Terras de Trás-os-Montes.

O responsável destaca a “enorme satisfação” por esta iniciativa ter assegurado “a aproximação e o convívio entre pessoas, pelo simples prazer de jogar, revitalizado tradições e ter uma participação ativa, numa iniciativa inclusiva, num ambiente de festa e alegria”.

Na fase final participam “dezenas de equipas”, e a organização acredita que esta “competição intermunicipal tem uma dimensão diferente” e que “vai ter um impacto muito grande no território”, no sentido da valorização destes jogos coletivos.

A ideia inicial da CIM-TTM foi “recuperar e valorizar os jogos tradicionais, património imaterial de enorme importância para a memória coletiva, que noutros tempos eram motivo de lazer, convívio e até de festa entre os elementos das comunidades, mas com forte tendência para se perderem, algumas praticamente em extinção”.

O objetivo é também “envolver os mais jovens e as crianças, para que os jogos tradicionais recuperem o peso que tiveram”.

O projeto, integrado no programa Cultura para Todos e financiado pelo Programa Operacional NORTE 2020, contribui também para “reanimar a Associação de Jogos Tradicionais” do distrito de Bragança, há alguns anos adormecida, e que agora ganhou novo impulso”, garante a organização.

A associação é parceira no campeonato, nomeadamente na elaboração dos regulamentos, que teve também o apoio da Federação de Jogos Tradicionais Portuguesa.

A inclusão está também nos objetivos deste Campeonato de Jogos Tradicionais, que conta com a participação de “equipas oriundas de sete instituições de apoio a pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade”.

Em todas as modalidades é atribuído um troféu aos três primeiros classificados, assim como um certificado de participação a todos os jogadores.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.