Feira do Livro do Porto despede-se este domingo

Feira do Livro do Porto despede-se este domingo
Imagens: Feira do Livro do Porto / António Alves, Andreia Merca e Rui Meireles
| Porto
Porto Canal

A nona edição do festival literário contou com mais de 130 mil visitantes, 84 expositores e 126 pavilhões de livrarias e editoras.

Numa edição que tem como mote “Imaginar e Agir”, o fim-de-semana de encerramento destaca-se pela homenagem à cultura brasileira com o ciclo “Escrever Brasileiro, em Língua Minha”, bem como pelo momento dedicado a uma das maiores escritoras portuguesas, Agustina Bessa-Luís.

“Longos Dias Têm Cem Anos” é o nome da sessão com lugar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, numa conversa entre Lourença Baldaque e Eduardo Brito, moderada por Susana Moreira Marques, abordando a vida e obra da escritora portuense,

Os 200 anos da independência do Brasil, os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo e os 80 anos de Caetano Veloso serão os temas de reflexão para três brasileiros radicados em Portugal, no ciclo de nome “Escrever Brasileiro, em Língua Minha”.

A lição de domingo cabe a Luca Argel, músico e escritor, que falará sobre o papel da canção brasileira e o repositório de memórias coletivas na formação de um país em constante ebulição social.

“A Cidade do Porto na Obra do Fotógrafo Bernardino Pires” contará com a participação de Manuel Sobrinho Simões, Laura Castro e Catarina Ginja, estando a sessão “Poemagens” está à responsabilidade de Inês Lourenço e José Manuel Teixeira da Silva, com o declamador Filipe Cardoso.

A música continuará até ao último dia a marcar presença neste festival, com Filipe Teixeira Trio a atuar no fecho do ciclo de espetáculos Porta-Jazz ao Relento.

O fim da música e da programação da feira faz-se ao som de Spoken Word pela interpretação de Adolfo Luxúria Canibal com Marta Abreu e Abril em Branco.

A programação da Feira do Livro do Porto de 2022 conta ainda com sessões e atividades infantojuvenis para desfrutar em família, tendo encerramento previsto para as 21h00 de domingo.

+ notícias: Porto

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota no Porto 

Uma jovem de 19 anos morreu esta sexta-feira de madrugada num despiste de mota no Porto. O acidente aconteceu pelas 3h45 e provocou ainda um ferido grave, um homem com cerca de 30 anos. 

Camião 'engolido' em aluimento de terras no centro do Porto

Um veículo pesado foi esta quinta-feira engolido na Rua Trindade Coelho, na zona entre a interseção com a Rua das Flores e o Largo dos Loios.

Coliseu do Porto recebe 150 espetáculos de música, dança, teatro e ópera em 2023

A programação do Coliseu do Porto para 2023 inclui 150 espetáculos, entre concertos, bailados, teatro, ópera, dança, comédia ou espetáculos infantojuvenis e pretende “dar continuidade às linhas programáticas fundamentais da intervenção” daquela casa de espetáculos.