Feira do Livro do Porto despede-se este domingo

Feira do Livro do Porto despede-se este domingo
Imagens: Feira do Livro do Porto / António Alves, Andreia Merca e Rui Meireles
| Porto
Porto Canal

A nona edição do festival literário contou com mais de 130 mil visitantes, 84 expositores e 126 pavilhões de livrarias e editoras.

Numa edição que tem como mote “Imaginar e Agir”, o fim-de-semana de encerramento destaca-se pela homenagem à cultura brasileira com o ciclo “Escrever Brasileiro, em Língua Minha”, bem como pelo momento dedicado a uma das maiores escritoras portuguesas, Agustina Bessa-Luís.

“Longos Dias Têm Cem Anos” é o nome da sessão com lugar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, numa conversa entre Lourença Baldaque e Eduardo Brito, moderada por Susana Moreira Marques, abordando a vida e obra da escritora portuense,

Os 200 anos da independência do Brasil, os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo e os 80 anos de Caetano Veloso serão os temas de reflexão para três brasileiros radicados em Portugal, no ciclo de nome “Escrever Brasileiro, em Língua Minha”.

A lição de domingo cabe a Luca Argel, músico e escritor, que falará sobre o papel da canção brasileira e o repositório de memórias coletivas na formação de um país em constante ebulição social.

“A Cidade do Porto na Obra do Fotógrafo Bernardino Pires” contará com a participação de Manuel Sobrinho Simões, Laura Castro e Catarina Ginja, estando a sessão “Poemagens” está à responsabilidade de Inês Lourenço e José Manuel Teixeira da Silva, com o declamador Filipe Cardoso.

A música continuará até ao último dia a marcar presença neste festival, com Filipe Teixeira Trio a atuar no fecho do ciclo de espetáculos Porta-Jazz ao Relento.

O fim da música e da programação da feira faz-se ao som de Spoken Word pela interpretação de Adolfo Luxúria Canibal com Marta Abreu e Abril em Branco.

A programação da Feira do Livro do Porto de 2022 conta ainda com sessões e atividades infantojuvenis para desfrutar em família, tendo encerramento previsto para as 21h00 de domingo.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de Abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.