Vereador do Urbanismo do Porto considera trotinetes positivas, mas salienta que podem ser prejudiciais para os peões

Vereador do Urbanismo do Porto considera trotinetes positivas, mas salienta que podem ser prejudiciais para os peões
| Porto
Porto Canal / Agências

O vereador do Urbanismo e Espaço Público da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, considerou esta, quinta-feira que o fenómeno das trotinetes, é "claramente" positivo, mas não pode "prejudicar o elo mais fraco" na circulação urbana, os peões.

"As trotinetes são um daqueles fenómenos claramente positivos, que correspondem a uma alteração modal do automóvel para outros modos mais suaves, mas também é verdade que não podemos, com esta transferência, prejudicar o elo mais fraco do espaço público, que é o peão", disse hoje Pedro Baganha aos jornalistas.

O vereador do executivo portuense, que também tem o pelouro da Habitação, falava aos jornalistas à margem do congresso Cidades que Caminham, que debate a mobilidade urbana sustentável na Fundação Manuel António da Mota, no Porto, hoje e sexta-feira.

Questionado acerca do regulamento municipal que proíbe a circulação das trotinetes nas Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC), Pedro Baganha considerou que não é possível "ter um fiscal ou um polícia atrás de cada utilizador de trotinete".

"Isto passa muito pela consciencialização de quem usa esse modo, acerca das regras que tem de cumprir", acrescentou, falando "numa matéria que diz respeito à partilha do espaço público, que é escasso e tem de ser justamente distribuído pelos vários modos".

O vereador do executivo liderado pelo independente Rui Moreira disse ainda que a autarquia está "internamente a fazer uma reflexão" sobre o tema.

"Vamos também falar com os operadores na cidade do Porto, de forma que se reforce a comunicação direta ao utilizador para que saiba qual o melhor modo de utilizar essa trotinete, ou a bicicleta de partilha", disse ainda aos jornalistas.

Segundo o regulamento dos Serviços de Partilha em Modos Suaves de Transporte, "a circulação de veículos de serviços de partilha é autorizada em toda a rede rodoviária do município", excetuando-se, por exemplo, os "arruamentos incluídos em zonas de acesso automóvel condicionado" (ZAAC).

Assim, em zonas como Cedofeita, rua das Flores, Santa Catarina ou Ribeira, apesar de a pavimentação favorecer a circulação destes veículos elétricos, o regulamento impede-o.

Também é "proibida a circulação de veículos de serviços de partilha em arruamentos pedonais, praças, jardins urbanos e passeios", segundo o regulamento.

O uso "desenfreado e sem civismo" de trotinetes aumentou o medo de usar o espaço público nas pessoas cegas, agudizando o sentimento de isolamento de quem não vê, denunciou no dia 16 de agosto a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

No último fim de semana de julho, a Bolt introduziu 700 trotinetes elétricas no Porto, juntando-se "às 900 trotinetes zero emissões da Bird e as 700 geridas pela Circ", segundo uma nota de 04 de agosto no portal da Câmara, adicionando-se a estas as bicicletas partilhadas da Circ.

A Lusa questionou a Câmara Municipal do Porto e a PSP acerca de dados acerca de acidentes, infrações cometidas e receitas de eventuais coimas aplicadas pelo uso indevido de trotinetes, e aguarda resposta.

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Homem fica preso em máquina no El Corte Inglês de Gaia

Um homem de 57 anos de idade sofreu ferimentos, na manhã desta terça-feira, na sequência de um acidente de trabalho no Centro de Distribuição do El Corte Inglês em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Crestuma.

Centenas de alunos comemoram Dia da Educação de Surdos em escola do Porto

Mais de 600 alunos surdos comemoraram esta terça-feira o Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda na Escola Secundária Eugénio de Andrade, no Porto, com atividades inclusivas como "Vólei às cegas", "Rio de Crocodilos" ou "Virado do Avesso".