Guerra na Ucrânia em destaque nas exposições do Estação Imagem Coimbra

Guerra na Ucrânia em destaque nas exposições do Estação Imagem Coimbra
| Norte
Porto Canal/ Agências

A resistência do povo da Ucrânia face à invasão das tropas russas estará em destaque nas exposições do Estação Imagem 2022, que se realiza em Coimbra, entre 13 de setembro e 06 de novembro.

Numa edição que é dedicada aos fotojornalistas ucranianos, o Estação Imagem 2022 vai contar com seis exposições no programa do festival, cinco delas sobre a guerra na Ucrânia, anunciou hoje a Câmara de Coimbra, que coorganiza a iniciativa, juntamente com a associação Estação Imagem.

Quatro dessas cinco exposições centradas no conflito são da autoria de fotógrafos ucranianos e outra "do célebre fotojornalista americano James Nachtwey", recuperando um trabalho feito para a revista The New Yorker, realçou a autarquia.

"Nachtwey é hoje uma lenda viva do fotojornalismo. Pelo autor, pelo trabalho e pelo momento, esta é a exposição que museus, galerias e espaços expositivos de todo o mundo gostariam de ter nesta altura", destacou o município, realçando que o autor estará em Coimbra entre 16 e 17 de setembro.

As quatro exposições de fotógrafos ucranianos são “O Inverno Vermelho de Bucha”, de Daniel Berehulak, que passou várias semanas a documentar os crimes de guerra naquela localidade ucraniana; um trabalho de Evgeniy Maloletka e Mstyslav Chernov, que reportaram o cerco naquela cidade portuária do sul da Ucrânia e uma exposição do combatente e fotógrafo Dmytro Kozatskyi, que documenta 80 dias da resistência do Regimento Azov (grupo controverso, cujas origens estão associadas à extrema direita ultranacionalista ucraniana) na siderurgia Azovstal.

A única exposição que não retrata a guerra resulta do projeto vencedor da Bolsa Estação Imagem 2020-2022, intitulado "Interior", de Ricardo Lopes, que aborda o fenómeno do despovoamento na região Centro.

O Prémio Estação Imagem 2022, integrado no festival, será anunciado a 17 de setembro, numa cerimónia a decorrer no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, com a presença dos membros do júri.

O programa inclui também visitas guiadas e comentadas às exposições e a exibição de filmes no auditório do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.