Evento em Coimbra junta professores de todo o país para pensar a educação

Evento em Coimbra junta professores de todo o país para pensar a educação
| Norte
Porto Canal / Agências

Um encontro de professores de todo o país, que visa a partilha de práticas pedagógicas e tecnologias aplicadas à educação, é organizado pela Universidade de Coimbra nos dias 10 e 11 de março de 2023.

O “EdTech Summit Portugal 2023”, que acontece no Convento de São Francisco em articulação com outros espaços da cidade e da Universidade de Coimbra, conta com ‘workshops’ e conferencistas nacionais e internacionais do setor da educação.

Trata-se de uma iniciativa que visa “refletir sobre a educação que existe, a educação que se quer ter à luz dos desenvolvimentos que têm ocorrido, nomeadamente no domínio tecnológico”, disse hoje, na apresentação do evento, a vice-reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de Estudantes Pré-graduados, Cristina Albuquerque.

O EdTech Summit Portugal 2023 vai ter uma feira tecnológica de soluções adaptadas ao contexto da educação, para que as escolas possam conhecê-las e possam adaptá-las às suas necessidades.

Haverá um espaço de diálogo entre escolas, professores do ensino básico e secundário e empresas, para que as soluções “possam responder cada vez melhor” às necessidades que os professores têm no dia-a-dia.

De acordo com Cristina Albuquerque, esta iniciativa, já realizada noutros países, é “inédita em Portugal”.

“A ideia fundamental é conhecer aquilo que são as tecnologias adaptadas ao contexto da educação e a forma como essas tecnologias podem ajudar na concretização de novas metodologias, novas formas de ensinar e de aprender”, explicou.

A vice-reitora deu ainda nota de que têm surgido estudos que vêm acentuando a ideia de que educação do futuro será sem salas de aula, sem livros e sem professores.

“Esta ideia, de alguma forma preocupante, vem acentuar a necessidade de refletirmos, de forma cada vez mais profunda, sobre o que é que queremos para a educação em Portugal e no mundo”, acrescentou.

O evento procura o diálogo entre todas as instituições participantes e “pode ser muito importante” para determinar o novo paradigma de forma de articulação entre a tecnologia e a educação.

“Em primeiro lugar, a educação e a tecnologia como um meio e não como um fim”, reafirmou.

O evento será acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para os professores participantes na iniciativa.

Na sessão de apresentação pública do evento foram assinados vários protocolos de cooperação entre a Universidade de Coimbra e centros de formação de professores.

O programa do EdTech Summit Portugal 2023 deve ser divulgado em outubro ou novembro.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Condutor despista-se durante fuga policial e tenta fugir a pé em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. Ao perceber a presença dos agentes da polícia, o jovem fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.