Coimbra integra novo projeto europeu para desenvolver materiais recicláveis inovadores

Coimbra integra novo projeto europeu para desenvolver materiais recicláveis inovadores
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Universidade de Coimbra (UC) é um dos principais parceiros de um projeto científico europeu, recentemente lançado, que visa desenvolver materiais recicláveis inovadores para componentes-chave em áreas diversas, a um nível sem precedentes.

De acordo com uma nota de imprensa hoje enviada pela UC à agência Lusa, a plataforma, intitulada ReMade@ARI, reúne 40 parceiros (incluindo o Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), através do LaserLab Coimbra), é liderado pelo centro alemão Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf e tem um orçamento global de 13,8 milhões de euros, financiado pela União Europeia (UE).

Citado no comunicado, Rui Fausto, um dos coordenadores do projeto em Portugal e professor catedrático no Departamento de Química da FCTUC, explicou que a nova plataforma “vai oferecer aos cientistas um serviço completo, colaborando com eles de perto para identificar as propriedades relevantes a serem analisadas, de modo a desenvolver o material ideal para uma finalidade específica”.

“As infraestruturas de pesquisa mais adequadas para medir essas propriedades serão identificadas entre o conjunto de instalações únicas da Europa que integram o consórcio”, frisou Rui Fausto.

Segundo o consórcio promotor do projeto, com o objetivo de promover uma abordagem abrangente da produção e produtos sustentáveis, a ReMade@ARI visa “alavancar o desenvolvimento de materiais inovadores e sustentáveis para componentes-chave nos mais diversos setores, como o de materiais eletrónicos, baterias, veículos, construção, embalagens, plásticos, têxteis e alimentos, a um nível sem precedentes”.

“Para responder ao desafio de criar novos materiais que sejam funcionalmente competitivos e altamente recicláveis, será aproveitado o potencial de mais de 50 infraestruturas de investigação analítica da rede europeia ARIE”, acrescentou.

O consórcio europeu deu o exemplo do que sucede num supermercado, em que as frutas e legumes “são frequentemente embalados em plásticos para prolongar a sua vida útil”, contrapondo que, no futuro, “os materiais de base biológica derivados da madeira poderão constituir uma alternativa sustentável”.

De acordo com o consórcio científico, é aqui que a nova plataforma entra em ação: “A investigação que leva ao desenvolvimento de novos materiais sofisticados depende crucialmente do acesso às infraestruturas de investigação europeias de classe mundial”, unidas na ReMade@ARI.

“Fornecemos aos cientistas, que estão a trabalhar em projetos de desenvolvimento de novos materiais recicláveis, ferramentas analíticas que lhes permitem explorar as propriedades e a estrutura dos seus materiais ao mínimo detalhe, incluindo resolução atómica”, explicou, também citado no comunicado, Stefan Facsko, coordenador científico do projeto.

“Isso requer a exploração dos mais diversos métodos analíticos, envolvendo combinações apropriadas de fotões, eletrões, neutrões, iões, positrões e campos magnéticos muito elevados”, enfatizou.

Assim, qualquer cientista, “com ligações quer à academia quer à indústria, que trabalhe em novos materiais recicláveis”, pode entrar em contacto com o consórcio.

“Será dada especial atenção aos cientistas que trabalhem em domínios de investigação em que o potencial das infraestruturas de investigação ainda não foi explorado”.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.