Piscinas municipais de Ansião encerradas por tempo indeterminado

Piscinas municipais de Ansião encerradas por tempo indeterminado
| Norte
Porto Canal / Agências

As piscinas municipais de Ansião, no distrito de Leiria, vão manter-se fechadas até que a situação de seca que atinge o país e, particularmente, o concelho, esteja ultrapassada, disse esta quarta feira o presidente da Câmara à agência Lusa.

"As piscinas, cobertas, encerram todos os anos entre 15 de agosto e 15 de setembro, para trabalhos de manutenção e limpeza. Este ano, decidimos não a encher de novo até que a situação de seca esteja ultrapassada", explicou António José Domingues.

Segundo o autarca, as piscinas "tinham uma afluência média mensal de 900 pessoas", com "aulas para crianças e idosos, e natação adaptada", existindo ainda protocolos com associações concelhias para a utilização do equipamento.

"Este conjunto de atividades fica, para já, suspenso", declarou António José Domingues, referindo a necessidade de perceber que a decisão é "um mal necessário" devido à seca.

António José Domingues acrescentou que em junho a Câmara tomou outras medidas para poupança de água nos serviços municipais, incluindo a lavagem de viaturas e a rega de jardins e outros espaços públicos.

A seca prolongada no continente está a afetar culturas, levou a cortes no uso da água e obrigou aldeias a serem abastecidas com autotanques.

Desde outubro de 2021 até agosto choveu praticamente metade do que seria o normal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocava no final de julho 55,2% do continente em situação de seca severa e 44,8 em situação de seca extrema. Não havia nenhum local continental que estivesse em situação normal ou em seca fraca ou mesmo em seca moderada.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.