ClimAção acusa Metro Mondego de má interpretação de proposta que evita abate de árvores

ClimAção acusa Metro Mondego de má interpretação de proposta que evita abate de árvores
| Norte
Porto Canal / Agências

O movimento ambientalista ClimAção Centro acusou hoje a Metro Mondego de “má interpretação” da proposta apresentada, que evitava o abate de cinco plátanos na avenida Fernando Namora, em Coimbra.

A Metro Mondego, a Câmara de Coimbra e a Infraestruturas de Portugal rejeitaram hoje a proposta de traçado do metrobus feita pelo movimento ClimAção para evitar o abate de plátanos na avenida Emídio Navarro, no centro da cidade, apontando para várias questões técnicas, após terem estudado a sua possível aplicação.

Em reação, Miguel Dias, da ClimAção, disse à agência Lusa que “há claros erros de interpretação” da proposta do movimento e considerou que existem vários problemas apontados pela MM que não se colocam.

Ao contrário do que a Metro Mondego alega, o movimento defende que o projeto apresentado não implica o corte de árvores do parque Manuel Braga e não toca na estação elevatória nem no posto de combustível existente no local.

Nota ainda que há um projeto para a deslocalização daquelas bombas feito pelo departamento de planeamento da Câmara de Coimbra.

O comunicado da ClimAção dá resposta também a alguns dos pontos elencados pela vereadora com o pelouro da mobilidade, Ana Bastos, na segunda-feira, frisando que o corredor não passa “com uma proximidade suscetível de causar danos ou morte das árvores” e que a caixa de preparação do piso do corredor do metrobus “é de 50 centímetros e não de 80 centímetros”.

“Gostaríamos de salientar que há mais alternativas, nomeadamente através de simples sistemas de semaforização. Todas elas poderiam ser consideradas, em conjunto e em debate franco, se houvesse vontade para tal por parte da Câmara de Coimbra e não um ‘lavar de mãos’, ao jeito de Pilatos, remetendo responsabilidades para a Infraestruturas de Portugal”, vinca o movimento, considerando que o atual executivo responderá “por uma destruição danosa sem precedentes do património arbóreo da cidade”, face ao plano de abate que, só nesta linha, prevê a eliminação de 680 árvores.

Em declarações à Lusa, Miguel Dias realçou que o projeto herdado pelo atual executivo “é mau”, mas deveriam “tentar tudo por tudo para o melhorar”.

“Quando estavam na oposição, criticavam o traçado e, agora, reveem-se nos erros que lá estão vertidos. Estranhamos a mudança radical de posição”, apontou.

O elemento do ClimAção disse ainda que ainda não obteve resposta a um pedido de reunião com as entidades responsáveis pelo Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) para procurar minimizar o número de árvores abatidas e que ainda não tiveram acesso ao plano de abates previsto para a linha do Hospital, que passa pelo centro da cidade.

“Continuam a sonegar-nos o plano de abate de árvores, que não está disponível. Parece evidente que a ocultação de informação só serve para não se divulgar o que se vai passar”, constatou.

Na sexta-feira, após uma conferência de imprensa do movimento ambientalista ClimAção, que tinha apresentado uma proposta de traçado que poderia evitar o abate de plátanos centenários na avenida Emídio Navarro, a Metro Mondego admitia que estava a estudar a viabilidade daquela solução.

No entanto, na segunda-feira, em reunião do executivo da Câmara de Coimbra, a vereadora com o pelouro da mobilidade, Ana Bastos, dava já a entender que a proposta não seria exequível, elencando várias razões de ordem técnica, em resposta a Miguel Dias, do ClimAção, que participou no período de intervenção do público, defendendo a solução apresentada à Metro Mondego.

“A MM, a CMC [Câmara Municipal de Coimbra] e a IP [Infraestruturas de Portugal] entendem que a proposta apresentada não se revela nesta fase tecnicamente exequível, pelo que irá ser mantido o projeto de execução que foi anteriormente objeto de participação pública, nos termos legais em vigor, e que mereceu a aprovação de todas as entidades envolvidas no processo”, afirmou a Metro Mondego, em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.