Rio diz que ligação ferroviária a Espanha começa a ser "real" dez anos depois

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 01 jul (Lusa) - O presidente da Câmara do Porto afirmou hoje que a ligação ferroviária à Galiza, Espanha, começa a ser "real", com um novo comboio direto, já que o serviço anterior, de mais de três horas, não era alternativa.

"O dia de hoje é realmente o primeiro passo - não é o último passo - para que possamos ter uma ligação ferroviária mais rápida, uma ligação ferroviária real. O que tivemos até hoje não era propriamente uma ligação ferroviária, agora temos", afirmou Rui Rio.

O autarca e ex-presidente do Eixo Atlântico esperava esta manhã, na estação de Campanhã, no Porto, o comboio inaugural do novo serviço internacional "Celta", que passará a ligar diariamente e de forma direta à cidade galega de Vigo, encurtando em 45 minutos uma viagem que levava mais de três horas.

"Foi há dez anos que fui presidente do Eixo Atlântico e há dez anos a grande luta do Eixo Atlântico era justamente a ligação ferroviária entre o Norte de Portugal e a Galiza, mais propriamente entre o Porto e Vigo", recordou, sublinhando que "todos" os que lhe sucederam naquelas funções "continuaram a lutar" pela modernização da linha.

"Mais do que para Vigo ou para o Porto, acho que é para o Eixo Atlântico (...) um dia importante. Porque é um dia que, em concreto, damos um passo numa luta com mais de dez anos", sublinhou Rui Rio, assinalando que ainda é preciso "tratar de melhorar" esta ligação.

Em causa está o novo comboio direto, operado em conjunto pela CP e pela congénere espanhola Renfe. No serviço inaugural, realizado hoje, embarcaram, na estação de Vigo, o ministro português Álvaro Santos Pereira e a ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor.

Até agora, as quatro ligações diárias - duas em cada sentido - contavam com 14 paragens intermédias, pelo que aquele serviço internacional funcionava também como transporte regional.

Com esta ligação direta, que arranca oficialmente na terça-feira, o tempo total de viagem entre as duas maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza será reduzido para duas horas e quinze minutos.

O preço por viagem será de 14,75 euros, mantendo-se inalterado, para um percurso de 175 quilómetros.

As partidas diárias terão lugar às 08:15 e 19:15, a partir da estação de Campanhã, no Porto, e às 09:02 e 19:54 (horas locais), de Vigo, Espanha.

O MEE já assumiu o compromisso de avançar com a modernização e eletrificação da Linha do Minho (Nine/Viana do Castelo/Valença) até 2016, de forma a reduzir a viagem para 90 minutos.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.