Ponte da Barca apresenta 33 medidas em plano municipal para a poupança de água

Ponte da Barca apresenta 33 medidas em plano municipal para a poupança de água
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Ponte da Barca apresentou, esta sexta-feira, o plano municipal de gestão da água do concelho que integra 33 medidas de prevenção, mitigação e combate à seca severa, para garantir uma “utilização racional da água”.

“Este plano contempla 33 medidas, umas que já estão a ser iniciadas e, outras, em preparação para serem postas em prática o quanto antes”, disse Augusto Marinho, assegurando que, “neste momento, não há problemas de abastecimento de água, em quantidade e qualidade no concelho”, como é avançado na edição online do jornal "O MINHO".

Segundo Augusto Marinho, trata-se de “um primeiro plano que “pode vir ainda a sofrer ajustes, caso alguma medida não esteja a cumprir o efeito desejado, assim como poderão ser introduzidas outras mais eficazes”.

“Como primeiro ponto temos um plano de prevenção, monitorização e contingência para situações de seca. Temos de saber o que fazer, que meios envolver, que entidades devem estar presentes para que a ação não seja casuística e, muito menos, pontual. Que seja uma atuação o mais abrangente possível”, sublinhou.

Augusto Marinho apontou ainda a criação de uma equipa de fiscalização preventiva e de inspeção de captações ilegais.

Revelou que o município está “gradualmente” a investir na aquisição de um sistema de telemetria, que prevê a instalação de “mil novos contadores inteligentes em 2022 e 2023 para deteção rápida das fugas de água.

O município vai ainda criar uma linha telefónica específica para que os munícipes possam reportar fugas nas redes de abastecimento de água e elaborar um projeto para a reutilização de águas pluviais ou residuais tratadas para rega de espaços verdes e combate a incêndios.

Interditar, temporariamente, o uso de água da rede, como as piscinas e outros equipamentos, evitar a lavagem de ruas, contentores de lixo e papeleiras com água potável e diminuição a sua frequência, são outras das medidas integradas no plano apresentado.

+ notícias: Norte

Porto: o caos no trânsito e os cinco principais pontos críticos da cidade

O trânsito no Porto pode ser uma dor de cabeça para quem tem de atravessar a cidade. Ao longo dos anos, o número de veículos em circulação nas principais vias da cidade tem aumentado, o que faz com que a rede fique congestionada. A travessia do rio Douro é exemplo do caos que podem ser as horas de ponta, mas não é o único.

Eduardo Vítor Rodrigues defende que metro na Ponte da Arrábida "não faz sentido absolutamente nenhum"

O presidente da Câmara de Gaia disse, esta sexta-feira, compreender as dúvidas colocadas pelo homólogo do Porto sobre a nova ponte do metro, nomeadamente no que diz respeito à inserção urbanística nas margens, lembrando que nenhum dos dois pretende "remendos". No que diz respeito às alternativas que têm sido sugeridas, especialmente uma eventual inserção da futura linha Rubi na Ponte da Arrábida, o autarca gaiense considera não fazerem "sentido nenhum" e que até "iria desvirtuar aquilo que o metro significa".

Tribunal confirma condenação de comentador da BTV por insultos a Pinto da Costa

O Tribunal da Relação do Porto manteve a condenação de Pedro Abreu Rocha por insultos proferidos contra Jorge Nuno Pinto da Costa numa emissão do programa Lanças Apontadas, da Benfica TV, a 21 de novembro de 2018. O advogado foi condenado a pagar uma multa de 2.000 euros e 5.000 euros a título de indemnização.